Economia
Governo federal retoma pagamentos do Bolsa Família e benefícios do INSS
Os depósitos do Bolsa Família e do vale-gás — feitos em contas poupanças sociais digitais da Caixa — vão se estender até o dia 28, para quem tem NIS de final 0.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome retoma, nesta quarta-feira (dia 22), o calendário de pagamentos do Bolsa Família para beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) de final 6. Com o benefício mensal, será liberado também o auxílio-gás no valor de R$ 112. Esse vale para a compra de um botijão de 13kg é pago a cada bimestre, em meses pares, considerando o preço médio do gás no país nos últimos seis meses.
Os depósitos do Bolsa Família e do vale-gás — feitos em contas poupanças sociais digitais da Caixa — vão se estender até o dia 28, para quem tem NIS de final 0.
Calendário de depósitos do Bolsa Família
NIS com final 6: 22 de fevereiro
NIS com final 7: 23 de fevereiro
NIS com final 8: 24 de fevereiro
NIS com final 9: 27 de fevereiro
NIS com final 0: 28 de fevereiro
Litoral paulista
Por conta das fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte de São Paulo no carnaval, o governo federal decidiu unificar a data de pagamento do Bolsa Família de março para cidades atingidas pelas enchentes.
“Para facilitar para as famílias, o pagamento de março será unificado, feito no dia 20 para todas as famílias dos municípios atingidos e com decreto de emergência e calamidade”, revelou o ministro Wellington Dias.
Essa flexibilização do calendário, segundo a União, inclui as transferências de fevereiro para as famílias dos seis municípios atingidos pelas chuvas que ainda não retiraram seus benefícios. De acordo com o ministério, 40% das famílias tinham previsão de sacar o Bolsa Família nesta semana.
“Agora, elas podem sacar os valores a partir desta terça-feira (21.02)”, informou a pasta.
Pagamentos do INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai retomar somente nesta quinta-feira (dia 23) o pagamento dos benefícios referentes à folha de fevereiro. Amanhã, vão receber os segurados que ganham até um salário mínimo (R$ 1.302) e têm cartão de benefício com final 2 (dígito antes do traço). Os depósitos vão seguir até o dia 7 de março, sempre para um grupo por dia.
No caso dos que ganham acima do piso nacional, os pagamentos serão feitos de 1º a 7 de março, sempre para dois grupos por dia.
Cronograma de liberação dos benefícios previdenciários
Até um salário mínimo
Final 1 – 17/2
Final 2 – 23/2
Final 3 – 24/2
Final 4 – 27/2
Final 5 – 28/2
Final 6 – 1/3
Final 7 – 2/3
Final 8 – 3/3
Final 9 – 6/3
Final 0 – 7/3
Acima do piso nacional
Finais 1 e 6 – 1/3
Finais 2 e 7 – 2/3
Finais 3 e 8 – 3/3
Finais 4 e 9 – 6/3
Finais 5 e 0 – 7/3
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário