Conecte-se conosco

Amazonas

Vídeo: acompanhante de paciente de 87 anos denuncia precariedade no Pronto Socorro 28 de Agosto

A denunciante, que se identifica como Nilce Silva de Medeiros aparece demonstrando sua indignação com a situação precária da unidade e com o sofrimento dos pacientes.

Uma acompanhante de uma paciente de 87 anos do Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, em Manaus, divulgou um vídeo denunciando que o ar-condicionado não estava funcionando há oito dias em todo o terceiro andar do prédio e que havia uma paciente com doença infecciosa que deveria estar em isolamento de contato, em um leito bem ao lado de outros, em uma enfermaria, na última quarta-feira.

A denunciante, que se identifica como Nilce Silva de Medeiros aparece demonstrando sua indignação com a situação precária da unidade e com o sofrimento dos pacientes. “Olá, boa noite, aqui é do 28 de agosto. Meu nome é Nilce, minha mãe está aqui internada, no vascular, tá. As paciente estão todas aqui tudo sem o ar-condicionado, que teve falta de energia aqui e queimou. E essa paciente aqui está no isolamento de contato, porque tá com uma bactéria contagiosa e ela tá aqui no leito, junto com as pessoas que tão aqui, tá”, diz.

Em seguida, ela cobra diretamente do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC): “governador, tu não quer voto, cadê tu?! Meu nome é Nilce. Cadê tu pra resolver isso?! Tu não quer voto? Cadê os teus funcionários pra ajeita isso aqui? Isso aqui é nosso. A gente paga imposto. Todo mundo aqui com ventilador. Isso é uma sacanagem. Quando a gente deixa de pagar imposto, vocês ficam cobrando. Agora é minha vez de cobrar. Eu pago meus impostos.”

Em outro trecho do vídeo, em que é possível ouvir pessoas dizendo “safado, vagabundo”, ela continua: “eu desafio vocês a vir aqui, ajeitar, o vascular, só senhora aqui com problema no pé. Os funcionários aqui trabalhando pela misericórdia de Deus. (…) Desde o dia 22, quarta-feira, hoje é dia 29. Olha aqui os pacientes se abanando. (…) Governador, olha como é que está essa maca aqui para os acompanhantes”.

O presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam), Mário Viana, que recebeu o vídeo, disse que a Secretaria de Saúde (Susam) informou que o ar-condicionado só vai voltar a funcionar na segunda-feira. “Essa situação, isso já é crônico.E o que a gente vê na Susam é que a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos hospitalares e de apoio são extremamente deficientes. Isso não é privilégio desse governo, mas nesse governo a coisa se agravou muito”, disse.

Viana também disse que ar-condicionado e gerador têm que estar sempre checados em um grande hospital, pois se não funcionaram colocam em risco a vida das pessoas. “Eu ouvi na televisão que a secretária-executiva da capital disse que até segunda-feira o problema será resolvido. É brincadeira! Os pacientes vão ficar até segunda-feira num ambiente difícil, se preparando para cirurgia ou se recuperando de cirurgia. Essa manutenção é coisa para fazer em algumas horas”, afirmou.

Veja o vídeo:


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − catorze =