Amazonas
Autoridades participam de cerimônia fúnebre em homenagem a Amazonino Mendes
O velório do ex-governador segue aberto ao público até às 6h do próximo sábado (18/02) no Teatro Amazonas.
Antes de ser aberto ao público, políticos e autoridades do Amazonas prestaram homenagens ao ex-governador do Estado Amazonino Mendes, nesta quinta-feira (16/02),, no Teatro Amazonas, centro de Manaus. Emocionado, o ex-deputado federal Humberto Michiles, que concorreu ao cargo de vice-governador na chapa de Amazonino, em 2022, disse que o momento era para dedicar todas as homenagens ao maior estadista da história amazonense.
“Momento de grande emoção, de grande sentimento. Mas é também momento de reconhecimento à distinção que ele me fez ao me convidar para aquilo que ele dizia que seria o melhor de todos os governos dele. Ele queria fazer o melhor de todos. É um momento de prestar homenagem a esse estadista que tanto fez pelo nosso estado. Na saúde, na educação, no esporte, no lazer, nos programas. Mas sobretudo para exaltarmos as qualidades humanas de Amazonino”, declarou.
Para o senador e ex-governador do Amazonas, Eduardo Braga (MDB), relembrou a trajetória política com Amazonino Mendes. “A minha relação com Amazonino é de 40 anos. Entrei na vida pública em 1982 como vereador e em 1983 o Amazonino foi nomeado prefeito de Manaus pelo então governador Gilberto Mestrinho e desde então tenho uma relação com Amazonino. O legado que o Amazonino deixa no Amazonas é conhecido por todos. Não apenas pelas obras que fez, mas pela sua história de carinho, de respeito para as pessoas, para os mais humildes. E deixou um legado seja na educação, seja nas políticas sociais, seja na saúde. Portanto, ele costumava dizer que tinha como objetivo a construção de uma escola política. E ele fez sem dúvida uma trajetória na gestão pública e na história política do Estado do Amazonas”, disse o parlamentar.
O desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM) Yedo Simões reiterou que Amazonino deixa um grande legado para o Estado do Amazonas. “O próprio nome é de um grande amazônida. O que ele realizou no nosso Estado, ninguém nunca realizou o que ele realizou. Grande governo como fez, senador da República. Ele realmente merece todas as homenagens por isso. Ele está acima dos políticos e da política. Ele foi um grande realizador. Foi audacioso. A criação da Universidade do Estado do Amazonas integrou todo o nosso estado. Hoje nós temos uma players de jovens que já estão formados, estão no mercado de trabalho, graças a criação da universidade, entre muitas realizações que ele fez. Ele vai deixar um exemplo de como se faz um governo, do que Amazonino deixou para o estado”, declarou o desembargador.
Passaram pelo velório o vice-governador Tadeu de Souza, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell, deputados federais e estaduais, prefeitos do interior do Amazonas, secretários municipais e estaduais, e personalidades amazonenses.
O velório do ex-governador segue aberto ao público até às 6h do próximo sábado (18/02) no Teatro Amazonas.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário