Conecte-se conosco

Amazonas

Manaus sediará entrega do Prêmio United Earth Amazônia, com homenagem a Roberto e Erasmo Carlos

Durante a cerimônia do prêmio United Earth Amazônia, seis iniciativas de responsabilidade socioambientais serão premiadas pela contribuição que dão na preservação da floresta.

Manaus vai sediar a solenidade da entrega do Prêmio United Earth Amazônia, que terá sua primeira edição este ano, no próximo dia 27 de fevereiro, no Teatro Amazonas. O anunciou foi feito nesta terça-feira, pelo prefeito David Almeida. O prêmio é um legado do Prêmio Nobel e destaca o trabalho desenvolvido na luta pela preservação da Amazônia.

Durante a cerimônia do prêmio United Earth Amazônia, seis iniciativas de responsabilidade socioambientais serão premiadas pela contribuição que dão na preservação da floresta. A noite terá ainda homenagens ao rei da música brasileira, Roberto Carlos, e a Erasmo Carlos, in memorian.

Na área de artes e música, os premiados são o cantor e compositor, Roberto Carlos, que estará presente na solenidade de entrega do prêmio; e Erasmo Carlos, in memorian, pela contribuição que ambos deram, por meio de suas obras musicais, à conservação da Amazônia. Erasmo Carlos será representado pelo seu filho Leonardo Esteves.

Os seis projetos premiados foram:
1) Vaga-Lume, na área Educacional, desenvolvido para atender as crianças das comunidades rurais da Amazônia;
2) Sateré Mawé, projeto de Eco-Etnodesenvolvimento que busca a independência econômica por meio da bioeconomia sustentável do guaraná pelas comunidades do Amazonas;
3) Sakaguchi Agroflorestal, projeto de aprimoramento e disseminação do agroflorestal gerando desenvolvimento social e econômico da comunidade de imigrantes japoneses e da região;
4) Braziliando, projeto que desenvolveu a integração entre turistas e os povos tradicionais da Amazônia por meio da inovação em tecnologia de turismo de base comunitária;
5) Rede Mulheres do Maranhão, projeto que promove a inclusão social e econômica por meio do empoderamento das mulheres para o empreendedorismo a partir do cultivo e subprodutos do babaçu; 6) Projeto Pamine – Renascer da Floresta, desenvolvido pela comunidade indígena Paiter Suruí para devolver à floresta o que dela for retirado.

Os ganhadores receberão o Prêmio United Earth Amazônia, uma escultura no formato de uma esfera com seis lados, relacionados com os valores da United Earth, cada um deles representando o homem com seus braços, conectando com a fauna, flora, ar, água, recursos naturais e, com toda a humanidade, integrados e entrelaçados em uma única peça. O prêmio é uma criação do artista e escultor brasileiro, Darlan Rosa.

O prefeito David Almeida disse que o evento dá visibilidade mundial a Manaus e que o prêmio é um reconhecimento que “nos reveste de uma maior responsabilidade em relação ao meio ambiente”. “Com a instituição deste prêmio, Manaus, sendo a primeira cidade do mundo a receber, tem um significado muito grande. Assim como Manaus é preservada, o Amazonas é preservado, nós queremos buscar parcerias para que a floresta seja preservada e o homem da floresta seja valorizado”, afirmou.

Criador do prêmio e diretor-executivo da United Earth, Marcus Nobel, neto de Albert Nobel, criador do tradicional Prêmio Nobel, estará em Manaus para realizar a entrega dos prêmios.

Segundo Rubenson Chaves, representante institucional da LCTM BrandBuilder e da United Earth na Amazônia, Manaus foi escolhida e anunciada como sede por ser a “capital da Amazônia”. “A ideia é tornar o Prêmio United Earth Amazônia uma referência, tal qual o Prêmio Nobel, para conscientizar a população a mudar hábitos e atitudes para contribuir com a preservação do planeta, tendo o bioma Amazônia como uma referência”, afirmou.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + 6 =