Economia
Salário inicial na área de Extração de Petróleo e Gás é o maior do país, aponta Firjan
Setor registrou, na comparação com 2021, o maior aumento no que se refere à remuneração de admissão.
A área de Extração de Petróleo e Gás Natural registra salário médio inicial de R$ 9.605 — quase cinco vezes mais que a média nacional (R$ 1.944). A informação é destacada pela Firjan a partir de análise baseada no salário real — salário nominal, descontada a inflação — praticado em 2022. Além de se sobressair em termos absolutos, a área de Extração de Petróleo e Gás Natural teve, na comparação com 2021, avanço de 10,8% no salário de admissão, o segundo maior aumento entre todas as divisões econômicas.
“Percebemos um movimento de redução da taxa de desemprego e então fizemos a análise para entender também quais seriam os destaques positivos com relação aos salários. Essa é uma forma de contribuir com informações para as empresas e também para aqueles que estão em busca de melhores oportunidades. Importante ressaltar que para conquistar vagas de emprego com salários acima da média as especializações são fundamentais”, diz o gerente de Estudos Econômicos da Firjan, Jonathas Goulart.
“As transformações na indústria 4.0 exigem atenção permanente à formação e qualificação profissional. Trabalhadores mais qualificados são imprescindíveis para aumentar a competitividade e produtividade das empresas e também do país”, reforça o presidente em exercício da Firjan, Luiz Césio Caetano.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário