Amazonas
Ufam mobiliza voluntários na área da saúde para atuar em terra Yanomâmi
Outras universidades da Amazônia também convocam voluntários da comunidade acadêmica para participar de ajuda humanitária ao povo Yanomami.
Os membros da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Amazonas interessados em apoiar a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) no território Yanomami podem realizar a inscrição AQUI. A iniciativa é do Governo Federal, após decretar Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) na região, diante do enfrentamento à desassistência sanitária da população local.
O cadastro é permanente e há a possibilidade de convocações em eventuais futuras missões. Os voluntários já convocados prestarão atendimento direto aos pacientes localizados na Casa de Saúde Indígena (Casai) Yanomami e assistência no hospital de campanha do Exército. A equipe é composta por médicos, enfermeiros e nutricionistas que atuarão de acordo com suas especialidades.
FN-SUS
A Força Nacional do SUS é um programa de cooperação voltado à execução de medidas de prevenção, assistência e repressão a situações epidemiológicas, de desastres ou de desassistência à população quando for esgotada a capacidade de resposta do estado ou município. Foi criado em novembro de 2011.
Outras universidades
As universidades da Amazônia se juntam às ações do governo federal (SOS Yanomami) na promoção de ajuda humanitária aos povos que habitam nossa região. As instituições abrem um chamado para comunidade acadêmica (técnicos, docentes e discentes) para participarem desta ação.
A participação voluntária é por meio de cadastramento para uma das diversas frentes de atenção, cuidado e assistência aos Yanomami que se encontram em condições precárias de assistência alimentar, de saúde e sanitária. A ideia é formar uma equipe multidisciplinar entre as instituições da região para o atendimento imediato e posterior aos indígenas. Para isso, as instituições estão cadastrando pessoas que possam se dedicar a um esforço conjunto.
As informações dos voluntários e suas áreas de atuação serão repassadas, via Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), às autoridades competentes do Executivo Federal para as devidas providências nos momentos oportunos.
Em nota, as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) da Amazônia lamentam a situação dos povos originários e reiteram sua permanente disposição para, junto com os demais setores da sociedade, atuar pela efetiva atenção aos seus direitos.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário