Brasil
Governo federal prorroga uso da Força Nacional em Brasília, após atos terroristas
Medida já está valendo e vai até 4 de fevereiro. Atuação da força foi permitida pelo ministro Flávio Dino em 7 de janeiro.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, prorrogou o uso da Força Nacional em Brasília por mais 15 dias. A decisão ocorre após os atos terroristas ocorridos na capital no dia 8 de janeiro, cometidos por bolsonaristas radicais.
A prorrogação já está valendo desde a sexta-feira (20) e terminará no dia 4 de fevereiro. A portaria foi publicada nesta segunda-feira (23), no Diário Oficial da União.
‘Não há hipótese de se repetir’, diz interventor federal no DF sobre ataques terroristas na Esplanada
Segundo o texto, as forças de segurança atuam com o objetivo de “proteger a ordem pública e o patrimônio público e privado entre a Rodoviária de Brasília e a Praça dos Três Poderes, assim como na proteção de outros bens da União situados em Brasília”.
O uso da Força Nacional na região foi autorizado por Flávio Dino no dia 7 de janeiro, véspera dos ataques terroristas nas sedes dos três poderes.
Mesmo com a proteção extra, no dia seguinte, bolsonaristas radicais invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, e os prédios do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF). Ao todo, cerca de 1,4 mil pessoas foram presas por envolvimento nos atos.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário