Notícias
Ministra Marina Silva cria pasta extraordinária de combate ao desmatamento
O ministério também vai criar a autoridade climática, que provavelmente só vai ser instalada em março.
A prioridade do novo ministério do Meio Ambiente para a Amazônia e demais biomas do país é o combate ao desmatamento. Os recursos do Fundo Amazônia devem ser direcionados para o combate ao problema de forma gradativa. Antigamente, isso era feito por outras estruturas do ministério. Agora, essa secretaria vai trabalhar, principalmente, com o Ibama e o ICMBIO. Para isso, serão necessárias uma série de mudanças: Reaparelhamento Auxílio de outras áreas do governo Novos concursos públicos.
A equipe de Marina entende que o ministério não tem estrutura para combate ao desmatamento sem apoio. Além disso, há a falta de pessoal —o Ibama tem hoje cerca de 340 funcionários, mas já chegou a ter 1.800.
O ministério também vai criar a autoridade climática, que provavelmente só vai ser instalada em março. A organização do órgão já foi publicada no Diário Oficial e a ideia é que tenha uma estrutura técnica capaz de fazer articulação com os diferentes ministérios.
O ministério quer ainda propor as novas metas de redução de gases de efeito estufa. O Conselho Nacional de Meio Ambiente e a Comissão Nacional de Biodiversidade serão reorganizados provavelmente nos próximos dias. Também deve sair a estrutura da nova do Conama (Comissão Nacional de Biodiversidade.
As informações são do UOL.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário