Amazonas
TCE-AM solicita que municípios façam diagnóstico de vagas na educação infantil
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) demonstrou preocupação com possíveis cenários de falta de vagas para educação infantil em escolas do Amazonas.
Preocupado com possíveis cenários de falta de vagas para educação infantil em escolas do Amazonas, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) emitiu uma nota técnica solicitando aos gestores municipais que façam um diagnóstico do número de vagas para alunos, conforme as idades, na rede pública de ensino.
A nota técnica foi emitida pela Secretaria de Controle Externo (Secex) do TCE-AM, por meio do Departamento de Auditoria em Educação.
Para solicitar o diagnóstico, os órgãos técnicos da Corte de Contas levaram em consideração as metas estipuladas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), bem como um possível controle preventivo com a coleta de informações acerca da oferta de vagas para o ano letivo de 2023.
Dados recentes negativos
A oferta de vagas para educação infantil é a meta número um do PNE, cuja aferição nacional é realizada por meio de ciclos de monitoramento a cada dois anos. Os resultados mais recentes, de 2019, apontam que o Amazonas apresentou índices baixíssimos na cobertura de crianças, de zero a três anos, matriculadas em escolas, com apenas 14,1%, enquanto a média nacional é de 37%.
Já observando os dados do último Censo Escolar Anual, de 2021, as matrículas e escolas do Amazonas chamam atenção por reforçar a necessidade de espaços escolares adequados, como creches, para crianças nessa faixa etária. De acordo com os dados, o estado tem um déficit de atendimento de 95,3% para crianças de 0 a 3 anos, e 54,4% para crianças de 4 e 5 anos.
Foi solicitado que os gestores encaminhem os diagnósticos até o último dia do primeiro mês letivo de 2023, ou no prazo máximo de 30 de abril do mesmo ano.
O objetivo da Corte de Contas é de entender o cenário para 2023, com um diagnóstico atual da demanda reprimida, proporcionando, assim, a real necessidade para o atendimento à educação infantil em cada município. Com o entendimento de cada cenário, será possível planejar e auxiliar ações que contribuam para a oferta adequada de vagas.
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