Amazonas
Ufam concede título de Doutor Honoris Causa ao escritor Márcio Souza
A cerimônia de titulação, aberta ao público, ocorrerá no dia 29 de novembro, às 10h, no auditório Rio Solimões no setor Norte do campus da UFAM.
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio de seu conselho máximo (Conselho Universitário/Consuni), realiza a outorga do título de Doutor Honoris Causa ao escritor Márcio Souza, em reconhecimento ao trabalho que tem feito em promover a cultura, especialmente a amazonense, em suas obras. A cerimônia de titulação, aberta ao público, ocorrerá no dia 29 de novembro, às 10h, no auditório Rio Solimões no setor Norte do campus. A aprovação do nome de Márcio Souza se deu na reunião do Consuni realizada no dia 15 de setembro.
Márcio Souza é amazonense, de Manaus, nascido em 1946. É jornalista, romancista, diretor de teatro e ópera. Estudou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo e escreveu críticas de cinema e artigos em diversos jornais e revistas brasileiras, como Senhor, Status, Folha de S.Paulo e A Crítica. Em 1976, lançou seu primeiro romance, Galvez: imperador do Acre, sucesso de crítica e de vendas. Como administrador, foi diretor de planejamento da Fundação Cultural do Amazonas, diretor da Biblioteca Nacional e presidente da Funarte. Foi professor assistente na Universidade de Berkeley e escritor residente nas universidades de Stanford, Austin e Dartmouth. Como palestrante, foi convidado pela Universidad de San Marcos, Sorbonne, Toulouse, Aix-en-Provence, Heidelberg, Coimbra, Universidade Livre de Berlim, Harvard e Santiago de Compostela. Dirigiu o Teatro Experimental do Sesc (Tesc) do Amazonas, hoje extinto.
É membro da Academia Amazonense de Letras e presidente do Conselho Municipal de Política Cultural. Escreveu, entre outras, as peças As folias do látex, A paixão de Ajuricaba e Carnaval Rabelais, e os romances Mad Maria, Operação Silêncio e O fim do Terceiro Mundo. No momento, trabalha no último volume da tetralogia Crônicas do Grão-Pará e Rio Negro, precedido por Lealdade, Desordem e Revolta. Pela Editora Record, publicou também o livro Amazônia indígena.
Segundo a Resolução nº 001/2007 do Consuni, Doutor Honoris Causa é uma personalidade que tenha se distinguido seja pelo saber, seja pela atuação em prol das Artes, das Ciências, da Filosofia e das Letras ou do melhor entendimento entre os povos.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário