Conecte-se conosco

Economia

Otimismo dos gestores com bolsa brasileira cai pela primeira vez em quatro meses, diz Empiricus

O sentimento médio do mercado piorou em novembro, conforme um estudo da casa de análises Empiricus

Bolsa cai e fecha na casa dos 107 mil pontos. (Foto: Cris Faga / Agência O Globo)

Os gestores de fundos multimercados diminuíram o otimismo com as ações brasileiras em novembro. Foi a primeira piora no grau de sentimento médio do mercado após três meses consecutivos de melhora, conforme um estudo da casa de análises Empiricus com 44 gestoras de recursos, feito nos dias seguintes à eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, em 30 de outubro.

Assim, os gestores já estavam menos otimistas antes da baixa de 5% do Ibovespa ao longo da semana passada, que aconteceu devido à decepção com declarações pró-gasto de Lula e às dúvidas sobre o tamanho da PEC de Transição. O mercado já estava com sentimento mais negativo antes da sua relação com o presidente eleito estremecer ainda mais.

A pesquisa perguntou aos gestores se eles estavam muito otimistas, otimistas, neutros, pessimistas ou muito pessimistas com a bolsa do Brasil. O mercado respondeu que está otimista, mas o nível de otimismo médio caiu em comparação a outubro, considerando as dúvidas em relação ao andamento da economia e a interferência do governo Lula nas estatais, que compõem a maior fatia do Ibovespa.

Fonte: Valor Investe


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − sete =