Economia
Oportunidade: 45% dos bares e restaurantes pretendem contratar para Natal, Réveillon e Copa do Mundo
Levantamento da Abrasel mostra que situação financeira dos estabelecimentos vem se estabilizando; número de inadimplentes caiu 5 p.p.
As festividades como Natal e Réveillon e a Copa do Mundo da Fifa impulsionam a contratação de funcionários no setor de bares e restaurantes.
Segundo um levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 45% dos empresários afirmam a intenção de ampliar o quadro de colaboradores até o final deste ano.
Outros 25% disseram já terem contratado efetivo extra em setembro.
Entre os que preveem aumentar o número de profissionais, 63% apontam que há uma previsão de ampliação da demanda em função dos eventos previstos neste segundo semestre.
De acordo com a pesquisa, 11% das empresas buscam mais gente para ampliar o negócio com novos produtos/serviços e 9% querem abrir filiais.
Além disso, 25% procuram profissionais para recompor o quadro e readequar o negócio à nova configuração de mercado pós-pandemia.
Cerca de 51% dos donos de estabelecimentos pretendem manter o time atual e apenas 4% dizem que devem realizar demissões até o final de 2022.
A pesquisa foi respondida por 1.709 empresários do setor.
A pesquisa da Abrasel também revela uma melhora na situação financeira dos estabelecimentos. Segundo o levantamento, 31% das empresas disseram estar com parcelas do Simples Nacional em atraso. O número é menor do que o apurado em agosto (36%), julho (38%) e junho (42%).
Entre os que responderam à pesquisa, 84% se enquadram neste regime fiscal.
“Estamos entrando em um ciclo virtuoso nos próximos meses, com vários fatores contribuindo positivamente: o fim da pandemia, a melhora no poder aquisitivo, os benefícios sociais como o Auxílio Brasil, a baixa nos índices de desemprego, o aumento de pessoas frequentando bares e restaurantes após tempos tão difíceis. A ‘cereja do bolo’ é a Copa do Mundo em novembro, estamos muito animados”, afirma o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci.
A pesquisa ainda identificou que há dificuldade de encontrar profissionais para preencher as vagas disponíveis. É o caso de cargos como padeiro e sommelier, apontados como alto grau de dificuldade para contratação.
Já a maior disponibilidade de vagas se dá nos cargos de auxiliar de cozinha, com empregos em 59% dos estabelecimentos, garçom (55%) e atendente (49%).
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário