Amazonas
Associação denuncia ‘perseguição política’ a policiais militares pelo Governo do Amazonas
Presidente da Apeam diz que se situação não for revertida, o caso será denunciado na Justiça.
A Associação dos Praças do Estado do Amazonas (Apeam), em nota publicada nas redes sociais, nesta quarta-feira (31/08), repudiou o ato do governador do Estado, Wilson Lima (UB), de transferir policiais militares que estariam à disposição de prefeitos que não apoiam a reeleição do atual chefe do Executivo.
O presidente da Apeam, Gerson Feitosa, classificou as transferências como abruptas. “Denúncias encaminhadas à Apeam, pelos militares, alegam que as transferências ocorrem em razão desses policiais terem ligação com os prefeitos que não apoiam o atual governador e candidato à reeleição, Wilson Lima (União Brasil). Publicações em Boletim Geral da PM reforçam as denúncias, haja vista que tratam-se apenas dos municípios em que os prefeitos apoiam candidatos opositores ao atual governador”, diz o presidente da Apeam.
Segundo Gerson Feitosa, “de fato cabe ao comandante geral a transferência de policiais militares para os mais diversos municípios do Estado de acordo com o interesse da instituição”. “No entanto precisa ser feito obedecendo critérios previstos em Lei (Lei de Movimentação de Praças), não pode ser a bel prazer do comandante”, disse em nota..
Gerson informou ainda que associação dispôs o jurídico da Apeam aos policiais e vai atuar para reverter via Justiça a decisão classificada por ele como “unilateral do comandante geral”.
No documento que Apeam teve acesso, o governador Wilson Lima solicita a um prefeito do interior do Amazonas transferência de um sargento para retornar imediatamente ao exercício de suas atividades aludidas à corporação. É possível identificar as determinações de transferências de oficiais e praças lotados nas prefeituras de Barcelos, Manacapuru, Benjamin Constant, Nova Olinda do Norte, Manacapuru e Fonte Boa.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário