Economia
Índice de confiança do setor de serviços sobe 2,2 pontos em julho e atinge maior nível desde 2013
Em médias móveis trimestrais, o ICS avançou pelo quarto mês seguido.
A confiança do setor de serviços no Brasil teve, em julho, a maior alta desde setembro de 2013. Com um avanço de 2,2 pontos, o Índice de Confiança de Serviços (ICS) chegou a 100,9 pontos e ultrapassou o nível de neutralidade, de 100 pontos. O resultado foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) nesta quinta-feira (28).
A sondagem do consumidor aponta que o resultado foi influenciado tanto pela percepção de melhora no volume de demandas da categoria como das expectativas para os próximos meses. Nos dois componentes analisados, o resultado ficou acima dos 100 pontos. A partir dele, as tendências são interpretadas como positivas.
O Índice de Situação Atual (ISA) ficou em 100,8 pontos, depois de crescer 2,7 pontos, o melhor nível desde novembro de 2012. Já o Índice de Expectativas (IE-S) aumentou 1,6 ponto e totalizou 103,6 pontos, o maior nível desde outubro de 2021.
Coordenador do estudo, o economista Rodolpho Tobler destaca as condições que produziram o cenário encontrado pela consulta. “O período eleitoral pode aumentar os níveis de incerteza econômica, mas as medidas de estímulo adotadas pelo governo recentemente devem manter a atividade do setor aquecida e resultar em um terceiro trimestre mais positivo do que inicialmente esperado”, pondera.
Iniciada em junho de 2008, a melhor performance do indicador ocorreu em março de 2010, com 111,9 pontos. Enquanto isso, o nível mais baixo ocorreu em abril de 2020, período mais severo de restrições impostas pela pandemia de Covid-19, quando o ICS caiu aos 51,1 pontos.
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