Conecte-se conosco

Amazonas

Governo promete enviar militares para proteger índios isolados no AM, informa jornal

Base da Funai no oeste do Amazonas vem sendo alvo de ataques há meses, o que levou funcionários a abandonarem o local.

O governo federal prometeu enviar militares para reforçar a segurança de servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai) que trabalham na base de proteção a índios isolados localizada no Vale do Javari, no extremo Oeste do Amazonas. O envio de reforço, segundo a assessoria de comunicação da Força Nacional, segundo informações do jornal O Globo, começará no dia 6 de dezembro. O governo não informou quantos homens serão enviados e nem por quanto tempo permanecerão na região.

Desde a semana passada, a base está sem nenhum servidor efetivo da Funai. Os funcionários se recusam a voltar ao local depois de uma série de ataques a tiros registrados nos últimos meses contra a base. No dia 21, o último servidor efetivo da Funai deixou a base localizada no rio Ituí e ninguém ficou no seu lugar. O local é considerado vital para a proteção de índios isolados e de recente contato que habitam a região, uma das mais preservadas e, ao mesmo tempo, ameaçadas da Amazônia.

Nos últimos anos, caçadores, garimpeiros e madeireiros estão avançando sobre a região, colocando em risco a vida dos indígenas. Neste ano, pelo menos quatro ataques a tiros contra a base foram registrados.

No dia 8 de novembro, a Justiça Federal do Amazonas determinou que a União enviasse forças de segurança para proteger os servidores da Funai que atuam na base. A ação deveria ser coordenada pelo Ministério Público Federal (MPF), que enviou ofícios a órgãos federais como o Exército Brasileiro, Polícia Federal e Força Nacional.

Após quase duas semanas sem resposta, o MPF no Amazonas pediu que a União fosse multada por descumprir a determinação da Justiça Federal. Nesta terça-feira (26), no entanto, a Funai e a Força Nacional de Segurança divulgaram informações sobre uma reunião para definir de que forma a União vai fornecer segurança aos servidores da Funai na região.

A Funai enviou uma nota informando sobre a atuação da Força Nacional e sobre a intenção de o Exército atuar no caso. Assim como no caso da assessoria da Força Nacional, a nota enviada pela Funai não disse de que forma esse reforço será feito.

“Durante a reunião, foram tratadas questões logísticas para acesso e atuação na base. A ação da Força Nacional na região ainda está em articulação. O Exército Brasileiro comprometeu-se com a proteção da área e deve chegar à região ainda nesta semana. O número de agentes e as datas não podem ser mencionadas por questões de segurança e estratégia”, diz um trecho da nota enviada pela Funai.

Procurada, a Polícia Federal informou que já entrou em contato, via e-mail, com a Funai para dar suporte ao trabalho dos servidores do órgão na base.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − 2 =