Conecte-se conosco

Amazonas

Pesquisador diz para povo ignorar recomendação ‘catastrófica’ de Wilson Lima sobre máscaras

Lucas Ferrante representou ao Ministério Público Federal contra Wilson Lima por Crime de epidemia com resultado de morte e pediu a revisão da decisão do governo

Governador Wilson Lima é réu no STJ e acusado de liderar organização criminosa

O pesquisador e doutorando no Programa de Biologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Lucas Ferrante, pediu, nesta quarta-feira (23/03), para a população do Amazonas ignorar a recomendação do Governo do Amazonas, anunciada pelo governador Wilson Lima (UB), que desobriga o uso de máscaras em território amazonense em ambiente fechado ou aberto.

Lucas Ferrante classificou a decisão como “absurda e inconsequente” e alertou o povo amazonense para uma “iminente quarta onda da Covid-19 em Manaus”. “A ação do governador Wilson Lima é completamente inconsequente”, afirmou. E citou artigo científico publicado na revista Preventive Medicine Reports, assinado por ele e outros pesquisadores e cientistas do Inpa, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

“Nós demonstramos que a segunda onda foi gerada em parte pela inconsequência das ações políticas do governador Wilson Lima, gerando a variante Gama em Manaus e causando aquele grande colapso na saúde”, disse.

“Os casos de covid-19 estão aumentando em relação à média histórica em todo o mundo, apesar do número de testagens. E abolir o uso de máscaras nesse momento em Manaus será algo catastrófico. A população deve usar máscaras e ignorar o governador Wilson Lima. A capacidade técnica do estado do Amazonas tem se mostrado nula no combate da pandemia. E absurda tal ação como essa”, afirmou.

Lucas disse que a quarta onda de Covid-19 em Manaus poderá “ser um desastre sanitário a céu aberto,” semelhante ao ocorrido na segunda onda na capital, onde dezenas de amazonenses morreram por negligência pela falta de oxigênio hospitalar nas unidades públicas do Estado.

“Nós demos na sexta-feira passada o alerta da quarta onda da variante Omicron BA.2. Essa onda será mais severa que a terceira onda de Covid-19 já vivenciada no mês passado. Como já demonstramos em artigo científicos nos maiores periódicos científicos do mundo, a segunda e a terceira ondas foram negligências políticas. E a quarta onda tem tudo para ser uma das maiores catástrofes que Manaus já viu. A quarta onda irá ocorrer, apesar do uso de máscaras , de forma que a abolição do uso de máscara nesse momento tem o potencial de causar um dos maiores desastres sanitários superando, inclusive, a segunda onda”, disse o pesquisador

Denúncia

Na tarde desta quarta-feira (23/04), Lucas Ferrante formalizou denúncia contra o governador Wilson Lima no Ministério Público Federal (MPF), pedindo o afastamento do chefe do Executivo do cargo, pelo “crime de epidemia” com resultado de morte durante a segunda onda de Covid-19 em Manaus”. O pesquisador pede também a imediata suspensão da decisão que desobriga o uso de máscaras no Amazonas.

No Brasil, 15 Estados e mais o Distrito Federal, além de seis capitais, já liberaram o uso de máscaras. Desses, 9 liberaram tanto em locais abertos quanto fechados, sendo três somente em locais abertos e 3 de acordo com a porcentagem da taxa de vacinação de cada município.

Confira a nota técnica.

Confira a denúncia do pesquisador.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − sete =