Amazonas
Deputado governista critica falhas na distribuição de Carteiras de Identidade no interior do AM e na capital
Deputado Adjuto Afonso informou que recebeu críticas de autoridades dos municípios do interior do Amazonas
O deputado Adjuto Afonso (PDT), da base de apoio do governador Wilson Lima (PSC), relatou, nesta quarta-feira (09/03), na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), as reclamações dos moradores e autoridades dos municípios amazonenses sobre a demora na emissão de Carteiras de Identidade (RG). Adjuto Afonso crê que o próprio governador “não esteja sabendo da real situação”.
O deputado governista informou que esteve nos municípios de Lábrea, Boca do Acre e em bairros de Manaus, onde recebeu a cobrança na demora das secretarias em atender às solicitações do documento. O parlamentar destacou que a emissão do RG é um direito de cidadania e a não emissão da cédula de identificação, causa prejuízos tanto na capital quanto no interior do Estado, pois o cidadão não consegue ter acesso a importantes serviços, como SUS, redes de ensino, auxílios, processos de aposentadoria, bem como a retirada de identificação (CPF, carteira de motorista, carteira de trabalho), dentre outros que exigem a apresentação do documento pessoal.
“O que não pode é faltar cidadania para a população. Em visita a Boca do Acre, Lábrea e tantos outros municípios, me deram a informação que chega apenas 100 cédulas para emissão da carteira de identidade. Então estamos fazendo esse alerta ao governador Wilson Lima, que não deve estar sabendo dessas dificuldades. É preciso que todos os municípios sejam atendidos de forma igualitária. Nos requerimentos solicitamos que seja fornecido por esses órgãos a quantidade de cédulas enviadas por mês para cada município e, claro, que seja uma quantidade que atenda a demanda de cada localidade”, cobrou Adjuto.
Ele informou que protocolou dois requerimentos solicitando das secretarias de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e da Segurança Pública (SSP-AM), um balanço sobre a emissão das carteiras de identidade (RG), principalmente nos municípios do Amazonas.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário