Brasil
Universidade no Rio de Janeiro cria plataforma sobre história da Amazônia com dados públicos
Na Data Zoom Amazônia, o usuário pode cruzar dados do IBGE; do INPE, Ibama, Imazon, Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, e do Mapbiomas.

Pesquisadores do Departamento de Economia da PUC do Rio de Janeiro criaram uma plataforma que conta a história da região amazônica por meio de dados públicos compilados de forma simples, interativa e acessível. As informações são da Agência Brasil.
Na Data Zoom Amazônia, o usuário pode cruzar dados do IBGE; do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama); do Imazon, Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, e do Mapbiomas.
O coordenador operacional do projeto, Francisco Lima, explica que qualquer pessoa interessada em conhecer mais sobre a Amazônia Legal pode facilmente extrair, tratar e compilar dados pela plataforma.
Além das visualizações, o usuário pode ter acesso a histórias que são contadas a partir dessas buscas. Por exemplo, dá para conhecer quais as atividades econômicas mais dinâmicas da Amazônia Legal; os municípios com maiores índices de progresso social; e a área desmatada de cada um dos 772 municípios distribuídos pela da área que envolve nove estados.
Francisco Lima, da PUC-Rio, destaca ainda que a iniciativa faz parte de um projeto maior, em prol da preservação da região: o Amazônia 2030.
Para conhecer essa ‘‘biblioteca’’ de informações sobre a região amazônica, basta acessar datazoomamazonia.com.br.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário