Conecte-se conosco

Amazonas

Vendas e faturamento do varejo cresceram no Amazonas, em setembro, diz IBGE

De acordo com a pesquisa do IBGE, o faturamento do comércio varejista no Estado cresceu 0,2% em setembro, na comparação com agosto, e 14,1% na comparação com setembro do ano passado.

SÌO PAULO, SP, BRASIL, 10-01-2013, 15h30: Grande movimenta‹o para compra de material escolar em loja na rua 25 de Maro, em S‹o Paulo. (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

As vendas do comércio varejista do Amazonas cresceram 0,3% em setembro, com relação a agosto e 12,5% com relação a setembro de 2018, acumulando uma variação positiva de 6,8% este ano e de 5,7% nos últimos 12 meses, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a pesquisa do IBGE, o faturamento do comércio varejista no Estado cresceu 0,2% em setembro, na comparação com agosto, e 14,1% na comparação com setembro do ano passado, acumulando crescimento de 8,9% no ano e 7,7% nos últimos 12 meses.

As vendas do comércio varejista nacional cresceram 0,7% em setembro, na comparação com o mês anterior, com os móveis e eletrodomésticos entre os principais destaques de alta, segundo os dados do IBGE. Foi o quinto resultado positivo consecutivo do setor no ano, com ganho acumulado de 2,4% no período. Trata-se também do melhor resultado para meses de setembro desde 2009 (1,1%). No acumulado no ano, o avanço chega a 1,3%, o que aponta sinais de uma recuperação mais firme do setor.

O IBGE revisou os resultados do comércio. Em agosto, a alta foi de 0,2%, e não de 0,1% como divulgado anteriormente. Em julho, a alta foi revisada de 0,5% para 0,7%. Já o resultado de maio, que a princípio foi de estabilidade (0%) foi de um alta de 0,2%.

Na comparação com setembro de 2018, as vendas do varejo cresceram 2,1% – sexta taxa positiva seguida.

O IBGE mostrou ainda que a receita nominal do varejo cresceu 0,7% na passagem de agosto para setembro, pela série com ajuste sazonal. No confronto com setembro de 2018, essa receita teve elevação de 3,5%.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 2 =