Amazonas
Crianças não vacinadas contra covid-19 serão incluídas em busca da PMM a partir desta quarta-feira
A expectativa é que, no período de intensificação, aproximadamente 20 mil crianças de 5 a 11 anos nas áreas urbana e rural sejam vacinadas.
Oferta de transporte e ampliação de postos de vacinação nas zonas urbana e rural são as estratégias da Prefeitura de Manaus para atrair crianças de 5 a 11 anos na imunização contra a covid-19. As ações de busca ativa para localizar quem ainda não se vacinou começam nesta quarta-feira, 9/2.
A medida anunciada pelo prefeito David Almeida visa acelerar a vacinação infantil e garantir maior segurança na volta às aulas presenciais. Técnicos e gestores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e das secretarias de Educação do município (Semed) e do Estado (Seduc) também participam da ação conjunta para localizar as crianças e facilitar o acesso às vacinas.
Nas comunidades terrestres e ribeirinhas a vacinação será intensificada de quarta-feira a sábado, 12, quando quatro unidades de ensino da rede municipal serão pontos de referência para a vacinação das crianças da zona rural de Manaus.
Além disso, no sábado, 12, o atendimento do público infantil será ampliado com o funcionamento de 20 pontos de vacinação, das 9h às 16h. Neste dia, estarão abertos os cinco pontos estratégicos da Semsa – Studio 5, Parque Cidade da Criança, Clube do Trabalhador Sesi, Centro de Convivência Magdalena Arce Daou e shopping Manaus Via Norte – e também cinco unidades de ensino da Seduc e nove da Semed (cinco na área urbana e quatro na área rural).
A expectativa é que, no período de intensificação, a Semsa, com o apoio das duas secretarias, vacine aproximadamente 20 mil crianças. Desde o início da campanha, em 17 de janeiro, foram aplicadas 44,8 mil doses no público infantil e a meta é alcançar 90% da população de 5 a 11 anos, estimada pelo Ministério da Saúde em 260 mil crianças.
Para facilitar o acesso das crianças aos locais de vacinação, Semed e Seduc colocarão o transporte escolar à disposição da ação. Na área rural, a Semed utilizará, além de ônibus, as lanchas escolares utilizadas para o trajeto entre comunidades via fluvial.
A chefe da Divisão de Apoio à Gestão Escolar, Hulda Soares, destacou que a Semed vai continuar com os polos de vacinação que já estão operando desde a semana passada, ampliando o atendimento de referência para as escolas ribeirinhas. O governo do Amazonas vai apoiar a Semsa com cinco escolas e com o trabalho de sensibilização dos pais.
Rural
A abertura oficial da vacinação rural será feita na comunidade Bela Vista do Jaraqui, na calha do Rio Negro, onde a Escola Municipal Divino Espírito Santo servirá de referência para o atendimento das aproximadamente 1,5 mil crianças que residem na comunidade e nas 30 comunidades do entorno.
Ao mesmo tempo, a vacinação ribeirinha terá o reforço da escola Nossa Senhora de Nazaré, no assentamento Nossa Senhora de Nazaré, na calha do Rio Amazonas, que fará o atendimento das 20 comunidades próximas, onde residem em torno de 1 mil crianças de 5 a 11 anos, de acordo com a chefe da Divisão Distrital Zona Rural, Rosa Denise Diniz Pereira.
Na área rural terrestre, outras duas escolas – a Neuza dos Santos e a Abílio Alencar – servirão de unidades de apoio para a vacinação, atendendo as comunidades da BR-174 e da AM-010, onde estão distribuídas 16 comunidades, com aproximadamente 4 mil crianças na faixa etária contemplada pela campanha.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário