Conecte-se conosco

Amazonas

Mulher diz que avó de 102 anos aguarda transferência em SPA do Governo do Amazonas, sem alimentação especial

Paciente está com suspeita de AVC e com uma sonda nasogástrica desde o último domingo sem alimentação no SPA do Galileia

A paciente segue sem alimentação especial no SPA do Galileia – Foto: SES/AM

Aline Andrade da Silva, 32 anos, informou na tarde desta terça-feira (01/02) que a avó dela, Maria da Silva Reis, de 102 anos, aguarda sem alimentação, desde o último domingo, no leito 9, da enfermaria do Serviço de Pronto Atendimento Eliameme Mady (SPA do Galileia), Zona Norte de Manaus, por uma transferência para um hospital público de grande porte.

De acordo com Aline, a avó deu entrada na unidade de saúde no último domingo (30/01) com suspeita de AVC. E a equipe de plantão chegou a colocar uma sonda nasogástrica (de alimentação), mas como o SPA não tem dieta enteral para a paciente, Maria Reis segue sem alimentação, disse.

“Ela precisa ser transferida para o (Hospital) Platão Araújo, João Lúcio ou 28 de Agosto. Ela passou a se alimentar por uma sonda, inseriram nela, mas o hospital não tem essa alimentação e nem nutricionista para passar alimentação para ela. Se tivesse nutricionista, a gente iria dar um jeito de comprar a alimentação fora”, informou Aline.

Ainda de acordo com Aline, a direção da unidade de saúde disse aos familiares que não há previsão de transferência da mulher de 102 anos. “Eu creio que se ela está na unidade hospitalar, eles têm obrigação de conseguir um leito para a minha mãe. Mas a enfermeira falou que ela não é prioridade para transferência porque ela tem 102 anos. Então, quer dizer que ela não tem prioridade para conseguir um leito? Minha avó está sem comer desde o domingo. O estado tem de responsabilizar”, afirmou.

Aline Andrade salientou que uma das profissionais de enfermagem da unidade hospitalar chegou a orientá-la a retirar a avó do local, mesmo sob suspeita de AVC, pois o SPA não tem o suporte médico. “Deixaram minha avó lá para falecer. Só porque minha avó tem 102 anos?”, disse.

Vagas

De acordo com o Painel de Bordo da Saúde, por volta das 15h30 desta terça, das 335 UTIs gerais disponíveis na rede estadual de saúde, havia 33 vagas disponíveis. Dos leitos clínicos gerais, estavam disponíveis 285, conforme quadro anexo.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − quatro =