Notícias
Pesquisa: Aeroporto Internacional de Manaus têm melhora na avaliação dos passageiros
Os 20 principais aeroportos do país receberam dos passageiros a maior nota da série histórica da pesquisa, iniciada em 2013, uma nota média de 4,42.
O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes teve aumento de 5% na nota geral dada pelos passageiros no 3º trimestre de 2019 na “Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário”, entre julho e setembro, passando para 4,53 , ficando na sétima posição entre os aeroportos avaliados. A pesquisa é realizada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) do Ministério da Infraestrutura.
Os 20 principais aeroportos do país receberam dos passageiros a maior nota da série histórica da pesquisa, iniciada em 2013, uma nota média de 4,42. A escala vai de 1 a 5, onde 1 é “muito ruim” e 5 é “muito bom”. Os aeroportos são considerados “bons” ou “muito bons” para 91% dos 25.461 passageiros entrevistados.
Em relação ao mesmo período do ano passado, a percepção geral de melhora sobre o conjunto dos 20 aeroportos cresceu 13,7%. A pesquisa avalia a experiência dos passageiros de voos domésticos e internacionais em diversos itens de infraestrutura aeroportuária, atendimento e serviços, e monitora o desempenho de diferentes processos como check-in, inspeção de segurança e restituição de bagagens.
Dos 38 indicadores pesquisados, 79% (30) obtiveram média superior a 4 (bom), ficando dentro da meta estabelecida pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero). O levantamento serve como um referencial para a administração dos aeroportos. Seus resultados incentivam a competitividade entre eles, ao elevar os parâmetros de qualidade e explicitar o que precisa ser melhorado na prestação dos serviços.
Os aeroportos que registraram melhora na avaliação geral, em relação ao 3º trimestre do ano passado, foram os de Florianópolis, com evolução de 9%; o de Belém, 5,7%; e o de Fortaleza, com 4,7% de aumento da nota média dos usuários. Também registraram melhora os aeroportos de Goiânia (+1,7%), Brasília (+1,5%), Vitória (+1,3%), Maceió (+1%), Cuiabá (+0,8%), Campinas (+0,7%), Curitiba (+0,7%), Manaus (+0,5%), Porto Alegre (+0,5%), Rio-Santos Dumont (+0,4%) e São Paulo-Congonhas (+0,1%).
Já os aeroportos com queda da nota média geral atribuída pelos passageiros, em relação a 2018, foram os de Salvador (-3,4%), Recife (-1,8%), Belo Horizonte (-1,3%), Natal (-1,3%), São Paulo-Guarulhos (-1,1%) e Rio-Galeão (-0,4%).
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário