Conecte-se conosco

Brasil

Pandemia: Companhias cancelam mais de 200 voos por avanço de Covid-19

A Latam informou em comunicado nesta segunda-feira que cancelou 111 voos previstos até o dia 16 de janeiro, devido ao aumento de casos

Rio de Janeiro – A Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/RJ, o Procon Carioca e o Procon Estadual participam da Blitz Nacional dos Aeroportos, no aeroporto Santos Dumont. A inspeção foi convocada pelo Conselho Federal da Ordem com o objetivo de fiscalizar o cumprimento da Resolução nº 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que dispõe sobre as condições gerais de transporte aéreo, incluindo o despacho de bagagem.

As companhias aéreas Azul e Latam confirmaram nos últimos dias que estão cancelando e remanejando voos por conta do avanço de casos de Covid-19 e de Influenza entre a tripulação e na população geral. Em nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que está monitorando os casos de doenças respiratórias causadas em pilotos, comissários e demais profissionais do setor aéreo, e que também está acompanhando as empresas para garantir o cumprimento da prestação de assistência aos passageiros.

A Latam informou em comunicado nesta segunda-feira que cancelou 111 voos previstos até o dia 16 de janeiro, devido ao “aumento de casos de Covid-19 e de Influenza na população em geral”, levando ao afastamento de funcionários da companhia aérea.

O número é equivalente a 1% do total de voos domésticos e internacionais previstos para janeiro de 2022. A companhia não especificou se foi verificado aumento de infecções entre membros de sua tripulação.

Com isso, o número de voos cancelados de companhias aéreas nas últimas semanas já chegam a mais de 200. Na última semana, mais de 100 voos da Azul também foram cancelados.

O que fazer

Os passageiros afetados poderão remarcar a viagem, sem cobrança de multa e de diferença tarifária, ou solicitar o reembolso da passagem, também sem multa.

Dias antes, o sindicato que representa os aeronautas (SNA) informou que os afastamentos médicos entre funcionários da Azul tiveram alta de 400% em janeiro. Em nota, a companhia confirmou um aumento nas licenças e informou que também está remanejando alguns voos.

“O passageiro que tiver o voo atrasado ou cancelado terá direito à prestação de assistência pelas companhias aéreas, conforme prevê a Resolução 400/2016“, disse a Anac, mencionando as normas que definam as obrigações das companhias em caso de atraso ou cancelamento de voos.

“A Anac também recomenda aos passageiros que acompanhem a confirmação do voo pelos serviços disponíveis pela empresa aérea, como aplicativos, site e central de atendimento”, acrescenta o comunicado da agência.

As informações são da CNN.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 15 =