Conecte-se conosco

Amazonas

Após permitir aglomerações, governo do AM suspende grandes eventos e limita público em 200 pessoas

Medida visa prevenção da Covid-19; média diária de casos passou de 100 para 275 por dia nas últimas 48 horas.

Após permitir grandes eventos em Manaus nos últimos dois meses, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC) assinou, nesta sexta-feira (07/01), decreto que suspende a realização de eventos de qualquer natureza com venda de ingressos em todos os municípios do estado, independentemente da quantidade de público.

A medida tem tempo indeterminado e começa a valer neste sábado (08/01) e foi tomada após recomendação do Comitê de Crise da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), em reunião extraordinária nesta sexta-feira.

No decreto, o Governo do Estado estabelece que eventos sociais de caráter privado, sem a venda de ingressos, como casamentos, aniversários, formaturas, podem ocorrer, mas limitados a 50% da capacidade do local e ao máximo de 200 pessoas. Os locais também devem seguir os protocolos de distanciamento, uso de máscara, álcool em gel e regularidade da situação vacinal.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) identificou o aumento no número de casos de Covid-19 no estado. A média diária passou de 100 novos casos para 275 nas últimas 48 horas. “Estamos evidenciando que a variante Ômicron já chegou, mas ainda não mostrou todo o efeito que ela pode trazer em nossa população”, destacou Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP.

Em caso de descumprimento do decreto, está prevista multa no valor de R$ 50 mil, podendo chegar até R$ 500 mil.

“Nossas decisões estão sempre pautadas nos nossos indicadores, e eles mostram que devemos recuar em algumas medidas, para que a gente consiga enfrentar essa tendência de crescimento. Continuaremos atentos e cumprindo nosso plano de contingência”, afirmou o governador.

O secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, reforçou a importância do decreto como medida de precaução e proteção à vida da população amazonense, ainda mais no período de sazonalidade para doenças respiratórias.

“Sugerimos ao governador que não podemos permitir mais eventos com grandes aglomerações porque, apesar de estamos preparando a rede para receber um grande número de internações, a Ômicron chegou. Infelizmente temos que retroagir para proteger a vida”, afirma Samad.

O Governo do Amazonas reforça a necessidade de a população manter as medidas de prevenção contra a Covid-19 e outras doenças respiratórias, como o uso de máscara, higienização das mãos e evitar aglomerações.

Eventos e ingressos

O governo do Amazonas incentivou a presença em grandes eventos, com o programa “Vacina Premiada” que sorteou 3 mil ingressos para o jogo Brasil x Uruguai na Arena da Amazônia, e todos os eventos realizados em Manaus, inclusive com 500 ingressos para o “Boteco do Gusttavo Lima”, que acontece no início de dezembro, também na Arena da Amazônia.

“A partir de agora vamos colocar todos os shows realizados na capital para sortear para as pessoas que tomaram as duas doses. Vamos começar com o Buteco do Gusttavo Lima. Vamos sortear 500 pessoas para assistir o show. Poderão participar todos aqueles que já tomaram as duas doses da vacina”, descreveu o governador, à época.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + 8 =