Brasil
Anvisa suspende exigência de declaração de saúde para quem chega ao Brasil, por ‘problemas no sistema’
Agência avisou às companhias aéreas para não exigirem o documento enquanto o sistema estiver com falhas. Declaração é obrigatória, junto com exame negativo de Covid, desde dezembro de 2020.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que vem enfrentando instabilidade no sistema de preenchimento online da Declaração de Saúde do Viajante (DSV). Com isso, a agência avisou às companhias aéreas que, temporariamente, não precisam exigir o documento de quem embarca para o Brasil.
“As companhias aéreas já foram comunicadas nesta quarta-feira, 24, pelas autoridades brasileiras e, a fim de que não haja qualquer prejuízo aos viajantes, os embarques de passageiros internacionais com destino ao Brasil ocorrerão sem a exigência de apresentação da DSV”, escreveu a Anvisa.
Viajantes que chegam de avião ao Brasil têm que apresentar a DSV desde 30 de dezembro de 2020. Também precisam portar um exame negativo para a Covid. As medidas fazem parte de ações para conter a pandemia.
A Anvisa informou que ainda não tem uma previsão de quando o sistema da DSV vai voltar a operar normalmente.
“A agência já está atuando para estabilizar o sistema o mais breve possível”, explicou.
Ao preencher a DSV, a pessoa que embarca para o Brasil, além de prestar informações sobre atual estado de saúde, também declara que concorda em adotar medidas sanitárias estabelecidas por autoridades do país durante a pandemia.
A informação é do g1.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário