Conecte-se conosco

Mundo

Passageiro explode bomba em táxi no Reino Unido e polícia fala em ‘incidente terrorista’

Quatro homens foram presos após explosão, ocorrida um minuto antes de homenagem aos mortos da Primeira Guerra

Políciais fazem perícia na área da explosão em Liverpool. (Foto: PAUL ELLIS / AFP)

A polícia inglesa informou nesta segunda-feira, 15/11, que um artefato que explodiu em um táxi em Liverpool, no domingo, pertencia ao passageiro do carro, que acabou morto pela explosão. A identidade do passageiro já é conhecida pelos investigadores, mas ainda não foi revelada.

O táxi explodiu na área do Hospital Feminino de Liverpool. O motorista ficou ferido, recebeu atendimento médico e já foi liberado.

— Embora a motivação desse incidente ainda seja desconhecida, dadas todas as circunstâncias, ele foi declarado um incidente terrorista. A equipe antiterrorismo continua com a investigação — disse Russ Jackson, do Departamento de Polícia Antiterrorismo.

A prefeita de Liverpool, Joanne Anderson, descreveu a ação do motorista como heroica. Segundo a BBC, ele trancou o passageiro dentro do carro.

— O motorista, no seu esforço heroico, conseguiu evitar o que poderia ter sido um desastre absolutamente terrível no hospital — disse ela à rádio BBC.

O primeiro-ministro, Boris Johnson, elogiou a “incrível presença de espírito de bravura” do motorista. Johnson informou que deve presidir nesta segunda-feira uma reunião da comissão de emergência do governo para discutir a explosão.

A polícia informou que três homens foram presos no domingo e outro foi preso nesta segunda-feira.

Jackson disse que o motorista não sabe por que o passageiro queria ir ao hospital ou o que teria causado a explosão repentina do dispositivo.

O incidente ocorreu um minuto antes da cerimônia oficial do Domingo da Memória, em homenagem aos mortos da Primeira Guerra, na Catedral de Liverpool – que fica perto do hospital feminino.

— Ainda não podemos fazer qualquer conexão (entre os dois eventos), mas essa é uma das nossas linhas de investigação – disse Jackson.

A informação é de O Globo


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − quatro =