Conecte-se conosco

Amazonas

Jogos com público reduzido e vacinado na Arena da Amazônia não impactaram casos de Covid-19 no AM, diz nota da SES e FVS

Nas 3 semanas seguintes após a realização do evento, o número de casos novos registrados continuaram apresentando tendência de redução em Manaus.

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES) e a Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) informaram, em nota conjunta, que a realização dos jogos na Arena da Amazônia, com a presença de público, não causou impacto nos indicadores epidemiológicos da Covid-19 no Estado.

Nos eventos, foram autorizadas a participação apenas de pessoas com esquema vacinal completo a mais de 15 dias. Além disso, foram adotadas medidas de contenção do risco de propagação, como a exigência do uso de máscaras.

No dia 14 de outubro de 2021 foi realizado o jogo Brasil e Uruguai com a participação de 15 mil pessoas e, no dia 17 de outubro de 2021, foi realizado o jogo Manaus e Ypiranga com a participação de 14 mil pessoas.

Segundo a SES e a FVS, no período da realização dos eventos testes, o Estado do Amazonas registrava uma média de 40 casos novos de Covid-19 por dia, sendo a metade de residentes na capital Manaus.

Nas 3 semanas seguintes após a realização do evento, o número de casos novos registrados continuaram apresentando tendência de redução em Manaus, passando a registrar uma média móvel de 10 casos de Covid-19, por dia, isto, no início de novembro/2021.

Com relação aos óbitos por Covid-19, a nota diz que o Estado continua com tendência de redução, passando de uma média de 2 óbitos por dia, no período da realização dos eventos testes, para 1,4 óbitos no início de novembro/2021 (07/nov).

A nota diz também que não houve variação no número de leitos de UTI ou leitos clínicos ocupados por pacientes com Covid-19, quando comparados aos períodos de realização dos eventos testes com as três semanas seguintes.

As autoridades recomendam que os gestores de saúde municipais intensifiquem os esforços para continuarem com o avanço da vacinação contra a Covid-19, assim como ampliem as campanhas publicitárias de estímulo à adoção das medidas de prevenção não farmacológicas, como o uso correto da máscara, as regras de etiqueta respiratória e evitar ambientes fechados e aglomerados.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + quatro =