Economia
Pesquisa da Febraban revela aumento de golpes que envolvem roubo de informações pessoais
O golpe do falso motoboy é uma das principais fraudes, com aumento de 271%. Em seguida, o golpe da falsa central eletrônica, com um crescimento de 62%.
Um levantamento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) indicou um aumento de 165% nos golpes de engenharia social (manipulação psicológica para que o usuário forneça senhas e números de cartões) no primeiro semestre de 2021 em comparação com os seis meses anteriores. O crescimento dos golpes pode ser relacionado ao uso constante, sobretudo na pandemia, de transações digitais.
O golpe do falso motoboy é uma das principais fraudes, com aumento de 271%. Em seguida, o golpe da falsa central eletrônica, com um crescimento de 62% e, por fim, os ataques de phishing (fraude que visa obter dados pessoais do usuário, por meio de links falsos), com 26%. Segundo Adriano Volpini, diretor da Comissão Executiva de Prevenção a Fraudes da Febrabran, as pessoas têm atenção no mundo físico, porém, ainda falta um cuidado com a segurança no universo digital.
“A Febraban e seus bancos associados investem constantemente e de maneira massiva em campanhas e ações de conscientização em seus canais de comunicação com os clientes para orientar a população a se prevenir de golpes e a ter segurança em suas transações no ambiente digital. Queremos contribuir para o desenvolvimento da consciência digital no Brasil”, disse Volpini.
A informação é do site Extra.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário