Conecte-se conosco

Amazonas

Edital para sistema contra incêndio na Arena da Amazônia saiu um dia antes de Brasil X Uruguai e só ocorrerá no dia 26/10

Pelo menos 14 mil pessoas estiveram presentes à Arena da Amazônia para assistir à partida em que o Brasil venceu o Uruguai por 4 a 1, de acordo com os números divulgados pelos organizadores.

Um dia antes do jogo Brasil e Uruguai, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de Futebol de 2022, o Governo do Amazonas publicou o edital de um Pregão Eletrônico, marcado para ocorrer apenas no próximo dia 16, para contratar empresa de manutenção preventiva e corretiva no sistema de alarme contra incêndio na Arena da Amazônia. O Pregão Eletrônico (PE) n° 1233/2021-CSC foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 13 de outubro e está marcado para receber as propostas a partir das 9h30.

O projeto básico para o pregão considera que o sistema foi instalado com o objetivo de preservar a segurança dos servidores, colaboradores e usuários do espaço nos eventos e integridade física dos equipamentos e objetos; que a proteção contra incêndios, que trata da obrigatoriedade, entre outras, de instalação de sistemas de detecção e alarme de incêndio na Área da Arena da Amazônia; e que, com a contratação, “pretende-se à necessidade de prover as edificações da Arena da Amazônia”.

Na justificativa do Pregão, o governo informa que o sistema é da marca Jhonson Controls e que a contratação é para atender “ao disposto na Norma Regulamentadora NR 23 – Proteção Contra Incêndios, que trata da obrigatoriedade de instalação de proteção contra incêndio, das rotas de fuga, dos equipamentos para combate a incêndio em área de reunião de público, bem como atender as Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros do Estado do Amazonas”.

Pelo menos 14 mil pessoas estiveram presentes à Arena da Amazônia para assistir à partida em que o Brasil venceu o Uruguai por 4 a 1, de acordo com os números divulgados pelos organizadores.

O projeto básico para a contratação prevê, entre outros serviços, a verificação da supervisão em cada circuito de detecção, alarme e comando, e do estado geral dos componentes da central e condições de operação, a realização da limpeza dos componentes do sistema, e apresentar relatório de inspeção, “com as devidas recomendações, deve ser entregue ao proprietário do sistema”. E, a contratada deverá listar outros procedimentos necessários e recomendados pelo (s) fabricante (s), de forma a manter a integridade do sistema.

No dia do jogo, o governo do Estado informou que a Secretaria de Segurança Pública (SSP), coordenou um sistema de segurança com mais de 1.500 agentes, na operação Arena 33. E que o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) trabalhou com cinco viaturas, entre elas uma auto bomba tanque (ABT) para combate incêndios e salvamentos; unidade de resgate (UR) para atendimento pré-hospitalar; e auto rápido (AR) para coordenação da operação.

Veja o Edital e o Projeto Básico do Pregão Eletrônico.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − 4 =