Conecte-se conosco

Brasil

Fiéis celebram a Padroeira do Brasil na Basílica de Aparecida, SP, em missas presenciais

O interior da Basílica, que tem capacidade de receber até 35 mil pessoas por missa, neste ano está limitado a 2,5 mil fiéis em cada celebração

Protocolos sanitários contra a Covid-19 estão sendo exigidos aos fieis que participam das cerimônias presenciais. (Foto: Thiago Leon/Santuário Nacional)

Pelo primeira vez desde o início da pandemia, os fiéis poderão ir às missas de celebração ao Dia da Padroeira nesta terça-feira (12), no Santuário de Aparecida, no interior paulista. Em 2020, na data o público foi restrito a funcionários e pessoas responsáveis pela celebração no momento das missas. A informação é do G1.

O interior da Basílica, que tem capacidade de receber até 35 mil pessoas por missa, neste ano está limitado a 2,5 mil fiéis em cada celebração – e a capacidade por banco será limitada a três pessoas.

Antes da pandemia, o Santuário costumava receber em média 170 mil fiéis só no dia 12 de outubro. Em 2020 foram 30 mil fieis nos espaços em que era permitida a presença do público.

Neste dia 12 serão realizadas 14 missas. As atividades religiosas terão início de madrugada e acabam só à noite. Veja a programação, na Basílica:

4h55 – Toque festivo dos sinos na Basílica Histórica
5h – Missa
7h – Missa
9h – Missa solene
12h – Missa das crianças
12h – Homenagem a Nossa Senhora Aparecida – Toque dos Sinos
12h30 – Missa no centro de eventos
14h – Missa
14h30 – Missa no centro de eventos
15h – Consagração Solene na Basílica Histórica
16h – Missa
16h30 – Missa no centro de eventos
18h – Missa no centro de eventos
18h – 18h45 – Angelus na Basílica Histórica
19h – Missa de encerramento
Após missa das 19h – Show pirotécnico
Qual a capacidade de público nas missas na Basílica?

Protocolos

Por causa da pandemia, a capacidade de público nas celebrações foi reduzida. Cada missa poderá ser acompanhada presencialmente por 2.500 pessoas. Uso de máscaras de proteção facial é obrigatório, assim como o distanciamento social. Haverá álcool em gel disponível para higienização constante das mãos na entrada da basílica e nos principais pontos de visitação. O acesso ao subsolo e à Sala das Promessas deve ser feito seguindo todas essas indicações. A higienização dos ambientes comuns do Santuário foi reforçada com procedimentos de limpeza mais intensos, e os colaboradores passaram por um processo de capacitação. No intervalo de cada missa, o interior do Santuário será higienizado.

Durante as missas, a capacidade por banco será limitada a três pessoas. Haverá filas para a organização dos fiéis na entrada próxima à Torre Brasília. Tanto na área interna quanto externa será inibida a formação de aglomerações através de avisos pelo sistema de som presente no local, e pela ação dos funcionários e agentes de segurança.
A fiscalização vai atuar inclusive no estacionamento, proibindo o acúmulo de pessoas perto das vagas de ônibus e caravanas.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − doze =