Conecte-se conosco

Amazonas

Pressionado com a alta dos índices de violência e falta de segurança, Wilson Lima aluga mais viaturas para a polícia

Amazonas ficou atrás somente de Roraima no alto índice de violência no primeiro semestre de 2021

Diante do cenário de regressão no combate à violência no Amazonas, o governador Wilson Lima (PSC) entregou nesta sexta-feira (03) 32 novas viaturas para a Polícia Militar, onde serão empregadas em 16 cidades do interior. Ao menos dois veículos serão destinados aos municípios na tentativa de diminuis os altos índices de violência.

O Amazonas apareceu com 35,6% na alta dos índices de violência, atrás somente do estado de Roraima que registrou o índice de 40,4%. O estado amazonense teve a segunda maior alta no índice nacional. O Brasil teve uma queda de 8% nos assassinatos no primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2020, conforme os dados divulgados pelo G1 sobre o índice nacional de homicídios, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.

De acordo com o Atlas da Violência 2021, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado no dia 31 de agosto, o  Amazonas foi o único Estado brasileiro a registrar aumento na taxa de homicídios entre anos de 2018 e 2019, ou seja no primeiro ano da gestão do governador Wilson Lima (PSC).

O comandado por Wilson Lima também foi o único a apresentar alta (5,4%) na taxa de mortalidade juvenil em 2019,  se comparado com 2018. A taxa de homicídios de jovens homens (15 a 29 anos de Idade) cresceu 6,9%.

Ainda conforme o Atlas, a taxa de homicídios no Estado aumentou 1,6% e subiu de 37,8% para 38,4%, em 2019. O número de homicídios em 2019 foi de 1.592, contra 1.542 em 2018, com crescimento de 3,2%. O número de mortes violentas por causa indeterminada subiu de 19 para 37, um aumento de 94,7%.

Na Arena da Amazônia, além dos veículos à PM, o governador Wilson Lima repassou à Polícia Civil dois equipamentos doados pela empresa israelense Cellebrite e pela The Exodus Road, organização não governamental (ONG) especializada no combate ao tráfico de pessoas, pedofilia e exploração sexual.

“Nós estamos entregando veículos que têm condições de enfrentar terrenos de difícil acesso. Essas viaturas contam com tecnologia embarcada com câmera para reconhecimento facial, com câmera frontal para leitura de placas de veículos. Se houver, no raio dessa viatura, um veículo roubado, ele será identificado automaticamente”, disse Wilson Lima.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 + quinze =