Conecte-se conosco

Amazonas

Número dos que não tomaram segunda dose da vacina em Manaus cresce 50% em três dias

A imunização completa também é a única forma de evitar que novas variantes, como a delta, se espalhem rapidamente pelo país.

Ausência de público foi divulgada pelo MInistério da Saúde. (Foto:Rafaela Feliciano/Metrópoles)

Nada menos que 33.434 mil que tomaram a primeira dose da vacina contra covid ainda não compareceram aos postos de vacinação para a segunda dose. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e foram divulgados nesta terça-feira (10).

De acordo com a Semsa, o número de pessoas que não aparecem para tomar a segunda dose do imunizante vem crescendo de forma rápida. No dia 2 de agosto, a cidade registrava pouco mais de 20 mil faltosos. Três dias depois, o número chegou a marca de 30 mil.

Especialistas em saúde lembram que a vacina contra o coronavírus só garante eficácia se completado o esquema vacinal, ou seja, a pessoa precisa receber as duas doses do imunizante.

A imunização completa também é a única forma de evitar que novas variantes, como a delta, se espalhem rapidamente pelo país. A vacina CoronaVac é a que possui mais faltosos. Dados da Semsa mostram que 17.971 deixaram passar o prazo do imunizante; já em relação aos atrasados da vacina da Astrazeneca, são 15.463 pessoas. 582 deixaram passar o prazo da segunda dose da Pfizer.

Amazonas

O secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, convidou a população a procurar os postos de vacinação para garantir a primeira ou a segunda dose do imunizante. E destacou, para esta semana, o anúncio do Governo do Estado e Prefeitura de Manaus para a vacinação da população com menos de 12 a 17 anos na capital, iniciando na sexta para o grupo com comorbidade e a partir de sábado para os sem comorbidade.

“Infelizmente, tem muitas pessoas que não se vacinam. O problema desses bolsões de não vacinados é surgir alguma cepa que seja resistente às vacinas aplicadas e sair desse grupo e ir para quem se vacinou. Você que não se vacinou pense nas pessoas que você ama e estão do seu lado, porque você pode ser o ‘criadouro’ de novas cepas”, afirmou.

Brasil

Cerca de 7 milhões de pessoas estão com a segunda dose da vacina em atraso no país. O número foi divulgado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nesta terça-feira, durante anúncio da Campanha Nacional para Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil. Queiroga pediu que a população compareça para completar o ciclo de imunização.

“São 7 milhões de pessoas que não foram tomar a segunda dose da vacina. É um esforço hercúleo que todos nós fazemos para conseguir vacinas para população brasileira. O Poder Executivo, o Poder Legislativo e o Poder Judiciário. Não justifica que as pessoas não busquem as salas de vacinação para tomar a segunda dose, porque a segunda dose não está faltando. Se estivessem faltando, iam dizer ‘está faltando a segunda dose’. Aqueles que não tomaram busquem a segunda dose, porque a imunização só estará completa com a segunda dose”, reforçou o ministro.

Em abril, Queiroga divulgou que 1,5 milhão haviam deixado de completar o esquema vacinal, o número cresceu signficativamente deste então.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 10 =