Conecte-se conosco

Amazonas

Problema no freio revela uso de avião do Governo do Amazonas em benefício de deputados governistas

O Comitê do Amazonas de Combate à Corrupção irá analisar as possíveis irregularidades sobre a utilização da aeronave para fins eleitorais

A notícia sobre a perda de freio de uma aeronave em que estava o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), na última sexta-feira, revelou que o avião também levava sete deputados estaduais e um deputado federal. Além do governador, estavam a bordo os deputados Saullo Vianna, Tony Medeiros, Carlos Bessa, Therezinha Ruiz, Alessandra Campêlo (que é secretária de Assistência Social), Cabo Maciel e o deputado federal Capitão Alberto Neto.

 

Deputado Dr. Gomes, da base aliada do governador Wilson Lima

De acordo com a notícia no site BNC Amazonas, Wilson Lima e os deputados tomaram um susto quando pousaram em Parintins no fim da tarde de sexta-feira, dia 25, após sairem do município de Nhamundá. O avião anfíbio perdeu o freio assim que aterrissou. O piloto teve que desviar a aeronave para o gramado para segurar o veículo.

Deputado Carlinhos Bessa, ex-líder da base governista na Assembleia

O Comitê do Amazonas de Combate à Corrupção vai analisar o uso do avião pago com dinheiro do contribuinte e suas possíveis irregularidades. Os deputados que estavam no avião são todos da base de apoio do governador e aproveitaram a viagem com recursos públicos para se promoverem, junto com o governador, em ações governamentais, inclusive de vacinação.

 

Deputado bolsonarista Alberto Neto em viagem ao município de Parintins

O presidente da Comissão de Reforma Política e Combate à Corrupção Eleitoral da seccional do Amazonas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AM), o advogado e cientista social Carlos Santiago, informou que o comitê irá analisar as denúncias envolvendo a comitiva.

“O Comitê do Amazonas de Combate à Corrupção vai fazer uma análise jurídica sobre possíveis ilegalidades ou não das denúncias que recebeu via blogs e portais jornalísticos envolvendo uma comitiva de de autoridades sendo transportada de avião e comandada pelo atual governador do Amazonas Wilson Lima com a presença, inclusive, de parlamentares da assembleia legislativa e um deputado federal, todos parlamentares governistas. A comitiva tinha um objetivo aparente de promoção social, visita às comunidades nas regiões das cidades de Nhamundá e Parintins, mas também teve a finalidade eleitoral, por isso, o comitê vai apreciar as denúncias para depois tomar uma decisão”, comentou Carlos Santiago.

Durante as ações do Governo do Estado, os deputados aproveitaram para se promover, postando fotografias das atividades em Nhamundá e Parintins em suas redes sociais: distribuição de cestas básicas, crédito rural,  auxílio enchente etc.

De acordo com o Portal de Transparência do Governo do Amazonas, com base no Contrato nº 004/2021 da  Casa Militar, os  serviços de fretamento de aeronaves, para locação de um Cessna Gran Caravan, monomotor, turboélice ou similar, como o usado pelo governador e os deputados, com capacidade mínima de 9 passageiros e 2 tripulantes, com combustível e piloto para transporte estadual e interestadual, custa de R$ 6,69 milhões (1.440 horas).


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − doze =