Conecte-se conosco

Amazonas

Promessas de compra de vacina feitas por Wilson Lima e David Almeida ainda não vingaram

Somadas as promessas, seriam mais cerca de 1,7 milhão de vacinas, segundo os anúncios dos dois gestores feitos este ano. Até agora, Amazonas só aplicou 1.069.289 doses.

As promessas de compras de vacinas feitas pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC) e pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), em março, não avançaram e ficaram no papel. Somadas as promessas, seriam mais cerca de 1,7 milhão de vacinas, segundo os anúncios dos dois gestores feitos este ano, quando o Amazonas somou 12.879 mortes, sendo 8.932 em Manaus, desde o início da pandemia.

Em março, Wilson Lima informou que assinou contrato para compra de 1 milhão de doses da vacina Sputnik V para o estado, por meio do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal. “Estamos dando um passo importante para a imunização da população do Amazonas contra a Covid-19l”, ressaltou o governador, à época. Segundo ele, se o Ministério da Saúde não pagasse, o Estado honraria com o compromisso de adquirir as vacinas, por R$ 76 milhões.

 

Também em março, David Almeida informou que assinou termo de participação em consórcio para aquisição de vacinas. O prefeito foi indicado para representar a região Norte na comissão diretiva do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras. Ele anunciou a negociação para a compra de 700 mil doses da vacina produzida pela empresa AstraZeneca, para combater o novo pico da Covid-19 na cidade.

O prefeito chegou a anunciar que negociava a compra direta de doses necessárias para “vacinar toda a população de Manaus” dos laboratórios Astrazeneca/Oxford e Sputnik V. E estimou que poderia obter cerca de 2 milhões de doses. “Acredito que junho em diante, acredito que até antes de junho já teremos algo bem positivo. (..) Não existe oferta de vacina, o que existe são possibilidades futuras e estamos nos antecipando para quando tivermos essa oferta, inclusive, já temos propostas de preço”, disse.

Dados parciais do Programa Nacional de Imunização, da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) apontam que 1.069.289 doses foram aplicadas em todo o Estado até terça-feira (18/05), sendo 675.042 de primeira dose e 394.247 de segunda dose.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + vinte =