Conecte-se conosco

Brasil

Governo Biden deporta 106 brasileiros detidos nos EUA; voo chega ao Brasil na sexta-feira

Deportados estão detidos em prisões americanas por estarem em situação ilegal e também por delitos como porte de drogas e infrações de trânsito.

Voo com os brasileiros deportados chegará em Belo Horizonte. (Foto: Douglas Magno/Folhapress)

Em uma clara mensagem de que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pretende manter aspectos da política migratória de seu antecessor, Donald Trump, o governo americano enviará de volta ao Brasil, na próxima sexta-feira,21/5, mais de uma centena de brasileiros que entraram no país irregularmente. A notícia foi publicada pelo jornal O Estado de São Paulo no domingo e confirmada pelo GLOBO.

O local de saída do voo ainda não foi informado pelas autoridades americanas, responsáveis pelo fretamento das aeronaves, mas é provável que a decolagem ocorra por um terminal localizado no Sul do país, no Texas ou no Arizona. A expectativa é que o avião pouse no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte na tarde de sexta-feira com 106 brasileiros.

São pessoas que estão detidas naquele país — por estarem em situação ilegal e também por delitos como porte de drogas e infrações de trânsito — e não têm qualquer perspectiva de viver em liberdade nos EUA, disse uma fonte da área diplomática. O governo brasileiro não aceita a inclusão no voo daqueles com possibilidade de revisão de sentença, ou que serão separados de suas famílias, ou ainda que estão nos EUA desde criança e nem sequer sabem falar português.

Essa fonte explicou que não existe um número fechado sobre quantos brasileiros estariam prontos para serem deportados. Pesa nessa indefinição de dados o fato de a pandemia ter causado acúmulo de imigrantes em situação irregular e infratores em geral de outras nacionalidades nas prisões americanas.

Um argumento favorável ao retorno ao Brasil, que tem sido usado por autoridades brasileiras, é o risco de se contrair Covid-19 nas cadeias dos EUA. Ao voltar ao Brasil, o cidadão ganha sua liberdade.

O último voo fretado com brasileiros deportados desembarcou no Brasil em fevereiro do ano passado. Havia 130 pessoas a bordo e ainda restavam outros 139 detidos sob custódia do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês) dos EUA, todos eles com uma ordem final de remoção dada por um juiz de imigração daquele país. Estima-se que cerca de 250 cidadãos do Brasil tenham sido banidos no governo Trump.

As deportações em massa foram autorizadas pelo governo do presidente Jair Bolsonaro a partir de meados de 2019. As remoções são comunicadas pelo governo americano ao Itamaraty e à Polícia Federal.

Com informações de O Globo.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + nove =