Conecte-se conosco

Amazonas

Desembargador Wellington Araújo assume TRE-AM e coordenar eleições de 2022

Novo presidente vai fazer a preparação das eleições de 2022 e disse que vai combater à disseminação de notícias falsas.

O desembargador Wellington José de Araújo foi empossado nesta quinta-feira (8/4) como presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM), em sessão solene realizada por vídeoconferência e prestigiada por vários magistrados do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), entre outras autoridades, com o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell Marques.

Wellington Araújo passou a compor a Corte do TRE-AM, após ser eleito por seus pares do TJAM para ocupar a vaga aberta devido ao falecimento do desembargador Aristóteles Lima Thury, ocorrido em 14 de fevereiro deste ano. O mandado do novo presidente se estenderá até 7 de maio de 2022, quando terminaria o biênio de atuação de Thury.

Na abertura da sessão solene, o presidente em exercício da Corte Eleitoral, desembargador Jorge Lins – que volta a exercer as funções de vice-presidente e corregedor do TRE-AM – prestou homenagem à memória do desembargador Aristóteles de Lima Thury, ressaltando que ele era um magistrado experiente, competente e dedicado aos jurisdicionados. Congratulou, ainda, o desembargador Wellington pela escolha para exercer a presidência e também destacou a experiência e competência do magistrado. “Desejo sucesso e bênçãos à sua administração, desembargador Wellington”, afirmou Jorge Lins.

Em seu discurso de posse, o novo presidente do TRE-AM homenageou os desembargadores Aristóteles Thury e Djalma Costa – este também recém-falecido –, lamentando a perda de ambos. Falou que a eleição e a posse como presidente do TRE-AM coroa sua trajetória de mais de 40 anos na magistratura, iniciada em 1980, no município de Urucará e que se estendeu por diversos municípios do Estado, onde presidiu eleições desde a modalidade antiga, com o uso de cédulas impressas e contagem manual, até as eleições eletrônicas, conhecendo o processo eleitoral desde sua origem.

Wellington Araújo assumiu o compromisso de continuar os projetos de seu antecessor, aprimorando-os e debatendo-os com os seus pares. Colocou como metas de gestão, o término das obras iniciadas nos cartórios eleitorais do interior; a conquista dos selos de qualidade pelo TRE-AM e a preparação das eleições de 2022, além do combate à disseminação de notícias falsas. “É uma honra e um privilégio tê-los ao meu lado”, afirmou Araújo, dirigindo-se aos colegas que compõem a Corte Eleitoral.

Em nome dos demais membros do TRE/AM, o juiz eleitoral Victor Liuzzi saudou o presidente empossado, ressaltando a experiência que ele carrega por ter galgado todos os degraus da carreira da magistratura. Liuzzi abordou o momento delicado que o mundo vive e as perdas recentes dos desembargadores Thury e Djalma Martins, que faleceram em decorrências de complicações da covid-19. O juiz desejou brevidade para esse tempo de provação e a chegada de novos tempos, mencionando a importância das eleições, como processo transformador.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + 7 =