Conecte-se conosco

Amazonas

Levantamento mostra mortes de crianças vítimas da pandemia de Covid-19 no Amazonas

Em janeiro, estudo do Atlas ODS Amazonas mostrou alto índice de mortes de crianças com menos de um ano no estado.

Alunos aprendem a prevenção ao novo coronavírus (Covid-19) na Escola Municipal Pedro Ernesto, através de cartazes, trabalhos escolares, e medidas de higiene e convívio pessoal.

Segundo dados do DataSUS, o departamento de informática do Sistema Único de Saúde (SUS), desde o primeiro caso confirmado e registrado de Covid-19, no ano passado, até 8 de março de 2021, 779 crianças com até doze anos morreram da doença, no Brasil. No Amazonas foram 68 mortes, com 1.042 internações. As informações são da CNN Brasil.

No mesmo período, no Brasil, ao menos 11.628 pacientes da mesma faixa etária precisaram ficar internados – um em cada quatro deles precisou ir para uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Deste total, 24% das mortes e 22% das internações aconteceram nos últimos três meses.

Em janeiro, estudo do Atlas ODS Amazonas mostrou alto índice de mortes de crianças com menos de um ano no estado. Dois picos de letalidade foram registrados com mortes de crianças de 0 a 9 anos: em agosto e em dezembro.

Segundo a pesquisa, crianças menores que 1 ano tiveram uma probabilidade muito maior de virem a óbito em relação às demais faixas etárias de crianças e adolescentes, seja com ou sem comorbidades.

O impacto da comorbidade é ainda muito maior nessa primeira faixa do que nas demais. A ocorrência de comorbidades elevou o risco de óbitos em todas as idades, porém nessa faixa, a probabilidade de óbito aumenta 10 vezes.

Síndrome

O aumento de casos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica no Amazonas também chama atenção para os casos de covid-19 em crianças. A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) divulgou no último dia 11 de janeiro o registro de 15 casos no Estado.

O número pode ser maior, já que todas as notificações foram de pacientes que conseguiram chegar até Manaus para tratamento, onde a estrutura e recursos diagnósticos disponíveis são melhores, conforme admite o próprio Governo. Do total, 11 casos são oriundos da capital e outros três do interior do Amazonas.

Estados

Apenas nos últimos três meses, foram 166 mortes de crianças em todo o país. O estado com mais vítimas foi Pernambuco, com 84 óbitos, seguido por São Paulo, com 83 e Rio de Janeiro, com 74.
As unidades federativas com menos mortes de crianças nas idades analisadas foram Amapá, Mato Grosso do Sul e Tocantins com 4 cada uma.

O levantamento da CNN também revela que, do total de mortes no País, 622 foram de crianças entre 0 a 5 anos por conta do novo coronavírus no mesmo período. 8.407 ficaram internadas pela doença e 2226 precisaram ficar internadas na UTI.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + dois =