Conecte-se conosco

Economia

IR 2021: Empresas e bancos têm até hoje para entregar informe de rendimentos

O documento informa os valores das contas correntes, investimentos e impostos do contribuinte no ano calendário de 2020.

O informe de rendimentos também deve ser fornecido pelas empresas a seus funcionários (Imagem:Reprodução/RF)

As empresas, bancos e corretoras têm até esta sexta-feira (26) para enviar aos contribuintes o informe de rendimentos referente a 2020. O documento é utilizado na declaração do Imposto de Renda 2021. As instituições não precisam enviar, necessariamente, pelos Correios. Basta apenas que elas disponibilizem o informe de rendimentos via e-mail ou para serem baixados na internet ou dentro dos aplicativos para celulares.

O informe de rendimentos é um documento no qual são informados os valores das contas correntes, investimentos e impostos do contribuinte no ano calendário de 2020.  Além das instituições financeiras, o informe de rendimentos também deve ser fornecido pelas empresas a seus funcionários e pode detalhar, também, gastos com plano de saúde ou de previdência.

Os aposentados e pensionistas precisam recorrer ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para obter o documento. O órgão informa o valor recebido por meio do site ou aplicativo chamado “Meu INSS”.

Caso a empresa ou banco não disponibilize o informe de rendimento, o contribuinte deve entrar em contato o mais rápido possível com a instituição ou comunicar a Receita. Caso haja erros no informe, o contribuinte pode pedir a alteração na própria instituição financeira ou nas empresas.

Com o documento em mãos, a Receita cruza os dados de movimentação dos contribuintes para analisar se há sonegação ou não.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − nove =