Economia
Juros do cartão de crédito disparam pelo quarto mês e alcançam 329%
A taxa para o cheque especial também subiu no primeiro mês do ano, para 119,6%, ante 115,6% em dezembro
Com a retomada da atividade econômica, os juros rotativos do cartão de crédito avançaram pelo quarto mês seguido, alcançando 329,3% ao ano em janeiro. Modalidade mais cara do mercado de crédito, o rotativo é quando o cliente não paga o valor integral da fatura até a data de vencimento.
Os números são da Nota Monetária de Crédito, divulgada nesta quinta-feira (25) pelo Banco Central (BC) e divulgada pela CNN Brasil.
A taxa para o cheque especial também subiu no primeiro mês do ano, para 119,6%, ante 115,6% em dezembro. Desde 2020, a modalidade não pode ultrapassar o teto de 8% ao mês, equivalente à 151,8% ao ano, imposto pelo Banco Central.
Já a taxa do crédito consignado subiu para 18,9% em janeiro, ante 18,6% em dezembro. Por ter desconto na folha de pagamento do funcionário ou da aposentadoria, o crédito consignado é a modalidade mais barata do mercado, já que tem menos risco de inadimplência.
Os juros médios do sistema financeiro alcançaram o maior patamar desde maio de 2020, a 28,4% ao ano. O resultado é consequência das altas nas taxas para empresas e pessoas físicas, que em janeiro ficaram em 39,4% ao ano e 15,2% ao ano, respectivamente.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário