Amazonas
Pandemia acelera transferências de bens nos cartórios amazonenses
372 atos públicos de testamentos, inventários, partilhas e doações de bens foram realizados nos últimos seis meses de 2020
O segundo semestre de 2020 foi o período em que os amazonenses mais procuraram o aconselhamento de um tabelião para a realização de testamentos, inventários, partilhas e doações de bens no Amazonas. Tabelionatos de Notas totalizaram 372 atos públicos de testamentos, inventários e doações, no ano de 2020. Idosos e profissionais da saúde são os principais perfis que buscaram os serviços, que agora pode ser feito de forma on-line pela plataforma eletrônica e-Notariado.
De acordo com os dados reunidos pelo Colégio Notarial do Brasil – Seção Amazonas (CNB/AM), os 372 atos públicos de testamentos, inventários, partilhas e doações de bens foram realizados nos últimos seis meses de 2020, 72 a mais do que o primeiro semestre.
A presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Amazonas, Juliana de Sá Fioretti, explica que o aumento no número de atos de transferência de bens se dá por novos perfis que passaram a vê-los como forma de garantir sua vontade em caso de morte. “Com a pandemia, houve uma preocupação maior com o planejamento sucessório. Mais pessoas estão buscando organizar seu patrimônio de forma que sua vontade seja cumprida no caso de sua morte, principalmente jovens e profissionais da saúde que estão na linha de frente de combate à Covid-19. Realizar o ato notarial se tornou um ponto de suporte, tranquilidade e segurança jurídica em tempos de incertezas”, explicou a presidente do CNB/AM, Juliana Fioretti.
Do total de atos de transferência realizados no estado, 333 representam números da capital nos últimos seis meses de 2020, 53 a mais do que o primeiro semestre, registrando aumento de 19%.
Testamentos, inventários, partilhas e doações, que tiveram grandes quedas em seus números em março e abril devido às restrições de locomoção em todo o País, retomaram o crescimento ainda em maio, com a regulamentação da plataforma e-Notariado (www.e-notariado.org.br) para realização de atos por meio de videoconferência. Com 73 atos contabilizados em 30 dias, outubro foi o mês com maior procura pelos atos de transferência de bens no segundo semestre de 2020.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário