Mundo
EUA chegam a 500 mil mortes pela Covid-19
País lidera a lista de casos e mortes pela doença causada pelo coronavírus. O marco de 400 mil mortes foi atingido há pouco mais de um mês.
O início desta semana colocou os Estados Unidos em uma triste marca: o levantamento da universidade Johns Hopkins indica que o país ultrapassou 500 mil mortes pela Covid-1. O site da instituição registrava 500.071 óbitos, na segunda-feira,22/02. O país é o mais afetado pelo coronavírus, liderando a lista de casos confirmados e óbitos pela doença.
Ao atingir 500 mil, o número de mortos por Covid-19 desde o início da pandemia nos EUA já supera o de pessoas que morreram no país em 2019 de doenças respiratórias crônicas, acidente vascular cerebral, doença de Alzheimer, gripe e pneumonia combinados, segundo a agência Associated Press.
As duas primeiras mortes por Covid-19 no país foram registradas em fevereiro de 2020, no condado de Santa Clara, na Califórnia. Foram necessários quatro meses para que se atingisse um total de 100 mil vítimas fatais da doença.
As 200 mil mortes foram registradas em setembro de 2020 e as 300 mil em dezembro. Em seguida houve uma aceleração, e em apenas um mês o número cresceu para 400 mil, em janeiro, chegando nesta segunda-feira aos 500 mil.
Para homenagear o meio milhão de mortos, o presidente Joe Biden ordenou que todas as bandeiras sejam hasteadas a meio mastro nos prédios federais, e falou no final do dia, após participar de um minuto de silêncio e de uma solenidade na qual foram acendidas velas no jardim da Casa Branca.
“Peço aos americanos que lembrem dos que perdemos e dos que ficaram para trás”, disse o presidente. “Como nação, não podemos e não devemos permitir que isso continue”, disse o presidente. “Temos que acabar com as políticas e a desinformação que dividiu famílias e comunidades”. “Devemos lutar contra isso juntos, como se fôssemos um, como os Estados Unidos da América”, concluiu.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário