Conecte-se conosco

Amazonas

Covid-19: Governo convoca mais de 18 mil profissionais da saúde que ainda não se vacinaram

Governo do Amazonas convoca os profissionais que apesar de estarem na linha de frente, abriram de se vacinar até esta terça-feira (23/02)

Muitos profissionais que estão na linha de frente ainda não se vacinaram

Um mês depois do início da vacinação contra a Covid-19, 18.536 trabalhadores da saúde, em todo o estado, ainda não tinham se vacinado até esta terça-feira (23/02). A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) convoca os profissionais médicos que ainda não foram imunizados a buscarem a vacinação.

De acordo com dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS),  o número de profissionais que ainda não tomaram a vacina corresponde a 19% do público alvo da campanha para esse grupo prioritário.

O Amazonas possui 96.579 trabalhadores de saúde cadastrados para receber a vacina, desse total, 78.043 já tomaram a primeira dose, o que corresponde a 80,81%, e 14.815, o equivalente a 15,33%, receberam a segunda dose. A meta da campanha é vacinar 95% desses profissionais, o que corresponderia a 91.751 trabalhadores.

Em Manaus – município com o maior número de trabalhadores de saúde em atividade –, conforme os dados do vacinômetro da FVS, 55.534 trabalhadores já receberam a primeira dose, o equivalente a 87,7% dos 63.317 trabalhadores cadastrados. Na capital, 12,3% dos profissionais ainda precisam ser imunizados.

Os profissionais de saúde estão expostos a um risco maior, que a população em geral, ao contágio pelo vírus da Covid-19. Conforme a coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-AM, Angela Desireé, a vacinação do profissional de saúde causa uma cadeia de proteção, tanto para ele, quanto para a família e para os pacientes.

“É importante que todos os profissionais de saúde tomem a vacina e completem seus esquemas de vacinação com as duas doses. Desta forma, além de se proteger, ele protege os outros profissionais de saúde de hospitais e clínicas onde atuam, protege os familiares e protege também a população que vai ser atendida por ele nas unidades de saúde”, pontuou a coordenadora, sobre a importância da vacinação.

Para a coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-AM, a vacina representa um avanço em direção ao controle da pandemia e todos devem colaborar para frear a disseminação do vírus.

Todas as informações sobre a vacinação contra Covid-19 no Amazonas podem ser acessadas no site da FVS. As informações sobre Distribuição e Estoque de Vacinas são acessadas por meio do link https://bit.ly/3owHiPU. Já o vacinômetro, com os dados consolidados da aplicação da vacina no estado, estão disponíveis no link https://bit.ly/3aTsndS.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 5 =