Amazonas
Prefeitura de Coari informa 7 mortes por falta de oxigênio e culpa governo do Amazonas
Os cilindros chegaram ao município às 7 horas da manhã desta terça-feira, mas o Hospital de Coari só tinha até as 6 horas da manhã de oxigênio.
Em nota postada em suas redes sociais, a Prefeitura de Coari (AM) informou que 7 pacientes de Covid-19 morreram, na madrugada desta terça-feira (191/01), no hospital regional, aguardando oxigênio que deveriam ser enviados pelo Governo do Estado.
Segundo a Prefeitura, a Secretaria de Saúde (Seas) informou que enviaria 40 cilindros de oxigênio para o município. O insumo estava previsto para chegar por volta das 18h no Aeroporto de Coari, porém, o voo passou direto para o município de Tefé, ficando impossibilitado de retornar para Coari, uma vez que o município não opera voos noturnos.
Os cilindros chegaram ao município às 7 horas da manhã desta terça-feira, mas o Hospital de Coari só tinha até as 6 horas da manhã de oxigênio. No total, 7 pessoas que estavam entubadas em estado grave na cidade morreram.
A secretária de Saúde de Coari, Francisnalva Mendes disse que em torno de 200 cilindros do Hospital Regional de Coari estão retidos em Manaus aguardando abastecimento. “Todas as programações possíveis nós fizemos para que isso não acontecesse em Coari, nós investimos na usina, ontem falamos com a SES-AM sobre a quantidade de pacientes que tinha aumentado, saiu de 07 para 28 pacientes internados”, afirmou ela.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informou que lamenta o ocorrido no município de Coari. “A SES-AM informa que, por opção do município, o sistema de saúde na cidade é independente, sendo a gestão plena da Prefeitura Municipal. Ainda assim, o Governo do Estado nunca se furtou de auxiliar a administração local, entre outras coisas, com o fornecimento de oxigênio”, diz a nota.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário