Conecte-se conosco

Amazonas

Manaus bate recorde de internações na véspera do Ano Novo e Estado segue abrindo leitos para suportar demanda

O governo do Amazonas informou que 124 pessoas foram internadas em um único dia nos hospitais de Manaus, na quinta-feira (31/12), e teve 451 internações nos últimos quatro dias.

As internações diárias nos hospitais de Manaus são as maiores desde o início da pandemia informou o governo do Amazonas. No dia 31 de dezembro, foram 124 pessoas internadas em um único dia, o recorde para a cidade. Nos últimos quatro dias, foram 451 internações.

Com a rede privada de saúde também anunciando que está no limite, o Estado está usando a capacidade da rede pública, adotando fluxo de segregação de pacientes Covid dos não Covid para evitar proliferação do vírus nos hospitais.

Na manhã deste sábado (2), o secretário estadual de Saúde, Marcellus Campêlo, acompanhou o governador Wilson Lima em visita à Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), onde estão sendo abertos 23 leitos para pacientes com câncer diagnosticados com o novo coronavírus, dez deles de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em seguida, foi à Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), onde também estão sendo abertos 23 leitos, sendo 20 de UTI, para pacientes com Covid-19. A unidade já havia destinado cinco leitos de UTI pediátrica para vítimas da doença.

O secretário também esteve no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Platão Araújo, na zona leste. A unidade já destinou praticamente todos os leitos para a Covid-19. Dos 190 leitos de enfermaria, 150 já são exclusivos para essa finalidade, assim como os 11 leitos de UTI.  Uma nova UTI está sendo preparada para ser aberta no segundo andar do hospital, no espaço do almoxarifado.

Também foi anunciada a abertura de 46 leitos clínicos e 13 de UTI no Instituto da Mulher Dona Lindu. Em dois meses, houve um acréscimo de 125% na oferta de leitos exclusivos para Covid-19 na rede estadual de saúde, saindo de 457 para os atuais 1.038 leitos, conforme o governo do Amazonas.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + 8 =