Conecte-se conosco

Manaus

David Almeida toma posse como prefeito afirmando que vai resgatar a credibilidade dos políticos

Em cerimônia na Câmara Municipal de Manaus, o novo chefe do Poder Executivo da capital ainda declarou que evitará gastos “supérfluos” e que administrará com R$ 600 milhões a menos; os 41 vereadores eleitos também foram empossados.

O prefeito eleito, David Almeida (Avante), o vice-prefeito, Marcos Rotta (DEM), e os 41 vereadores que venceram nas últimas eleições municipais, foram empossados nesta sexta-feira (1º), na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A solenidade foi conduzida pelo presidente da Casa Legislativa, Joelson Silva (Patriota), e realizada de forma remota, em atendimento ao decreto do governo do Amazonas que proíbe aglomeração de pessoas, em decorrência do aumento no número de casos de pessoas contaminadas com a Covid-19.

Cumprindo o protocolo, os eleitos fizeram juramento e assinaram o Termo de Compromisso e Posse, para o quadriênio 2021-2024, da 18ª Legislatura.

David Almeida e Marcos Rotta compuseram a mesa, com autoridades como o governador Wilson Lima (virtualmente), o deputado estadual Fausto Júnior (MDB), que representou a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), desembargador Jorge Chalub (virtualmente).

Num pronunciamento emocionado, o novo prefeito voltou a enfatizar a necessidade que os políticos têm de resgatar a credibilidade junto à população e, em cima do juramento que todos fizeram, o momento é de “fazer muito com pouco”, por uma cidade cada vez melhor. Ele disse isso, em referência ao orçamento de R$ 600 milhões a menos, que terá para administrar em 2021.

“Vivemos numa democracia representativa, e toda a sociedade de Manaus está aqui representada nos bairros, igrejas, na educação, nos taxistas e comunitários. Nós exercemos o poder pela representação, e o povo desta cidade espera muito de todos nós. A sociedade não acredita mais na política, e nem nos políticos. Venho aqui para tentar resgatar a credibilidade da política e dos políticos”, disse.

David Almeida frisou que o governo dele irá atacar o desperdício, os gastos supérfluos, em troca de serviços de qualidade para a população.

“Seremos implacáveis com nossos inimigos, com nossos adversários, que são a falta de atendimento na saúde, na educação, no transporte de péssima qualidade, na infraestrura, meio ambiente, esporte, cultura e assistência social. Nós precisamos implementar e trazer, para o serviço público, as ações de governança da iniciativa privada, no que se refere a gestão de qualidade”, destacou.

Pandemia

Outro desafio para a cidade de Manaus, segundo David Almeida, será superar o momento difícil provocado pela pandemia do novo coronavirus. O chefe do Executivo citou países como França, Inglaterra e Estados Unidos, onde cidades já foram fechadas, por conta da morte de milhares de pessoas, e pediu “um minuto do aplausos” para as vítimas de Manaus, entre as quais a mãe dele, dona Rosa Almeida, o ex-prefeito José Fernandes e o ex-deputado Miqueias Fernandes.

Drogas

O prefeito criticou as drogas e disse que irá trabalhar políticas públicas nas unidades terapêuticas, para recuperar as famílias afetadas pelo problema.

“Queremos cuidar das pessoas, das famílias que tanto esperam pela mão amiga do poder público. Vamos buscar, incessantemente, a boa prestação de serviço e levar, para as comunidades, políticas públicas de inclusão social. Manaus tem pressa, e eu também”, frisou David Almeida, que encerrou a fala, pedindo que a filha, Fernanda, e o noivo dela, cantassem um hino de louvor, em agradecimento pelo importante dia que, segundo ele, já ficou marcado, na história política que começou há 24 anos, quando nem pensava em se tornar um político.

Outros convidados

Também compuseram a mesa, o procurador-geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior (virtualmente); o vice-almirante do 9º Distrito Naval, Ralph Dias da Silveira Costa (virtualmente); arcebispo metropolitano de Manaus, dom Leonardo Steiner (virtualmente); reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sylvio Puga (virtualmente); desembargador eleitoral Fabrício Frota, que representou o Tribunal Regional  Eleitoral (TRE); defensor público geral do Estado do Amazonas, Ricardo Queiroz de Paiva (virtualmente); presidente da OAB/AM, superintendente da Zona Franca de Manaus, general Algacir Antonio Polsin  (virtualmente); Presidente da Ordem dos Advogados (OAB-AM), Marco Aurélio de Lima Choy; presidente da Associação Amazonas Roraima das Igrejas Adventistas,  pastor Wiglife Areosa (virtualmente); e presidente em exercício da Fecomércio-AM, Aderson Santos da Frota  (virtualmente).


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + catorze =