Conecte-se conosco

Amazonas

Wilson Lima admite que rede estadual de saúde não suportará aumento acelerado de internações

Governador do Amazonas afirmou que ampliação de leitos nos hospitais de Manaus não será suficiente para atender a população se casos de Covid-19 continuarem a crescer.

O governador Wilson Lima admitiu, nesta quinta-feira (31), que mesmo com a abertura de novos leitos de UTI nas unidades hospitalares de Manaus, a rede estadual de saúde não suportará a demanda caso as internações de pacientes com Covid-19 continuem a aumentar de forma acelerada. Lima também informou que uma equipe do Ministério da Saúde virá para a capital do Estado no dia 4 de janeiro para ajudar na logística dos planos de imunização e de combate ao novo coronavírus.

“O Estado, o governo federal e outros parceiros estão trabalhando e fazendo tudo o que é possível. Estamos fazendo tudo que está dentro das nossas possibilidades, e é importante que você também faça sua parte porque senão vai chegar o momento em que nós não vamos conseguir atender aquelas pessoas que precisam. Só há um caminho para que possamos diminuir essa cadeia de transmissão, que é evitar aglomerações e seguir as orientações dadas pelos profissionais da área de saúde, como o uso de máscaras, e o uso de álcool em gel”, alertou o governador.

O governador destacou o trabalho que vem sendo realizado pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 com a oferta de novos leitos nos hospitais da capital.

“O nosso Comitê para a Covid, juntamente com toda a nossa equipe de saúde, está trabalhando para aumentar a nossa rede de assistência. Estive no Hospital Getúlio Vargas, que já abriu 10 leitos de UTI e mais 17 leitos clínicos. Hoje estive no Hospital Delphina Aziz, onde abrimos mais 10 leitos de UTI, e já iniciamos o plano para abrir mais 40 leitos naquela unidade, além de ampliarmos também a quantidade de leitos nos hospitais Platão Araújo e 28 de Agosto”, disse o governador.

Wilson Lima ressaltou o apoio do governo federal na condução de envio de respiradores e equipamentos fundamentais para o fortalecimento da rede de saúde.

“Estamos conversando intensamente com o governo federal, que tem tido um olhar diferenciado para o Amazonas. Conversei com o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que tem recebido determinações do presidente Jair Bolsonaro para que dê toda a atenção. Nesta quarta-feira (30), recebemos mais 50 respiradores do governo federal, e mais 80 monitores. Esses equipamentos vão ser importantes para que a gente possa montar outras estruturas na rede de saúde”.

Vacina

Em relação à vacina contra Covid-19, Wilson Lima afirmou que vem trabalhando na montagem do plano para atender à demanda do Estado. “Estamos trabalhando no planejamento para o processo de vacinação, porque nós temos uma logística diferenciada. Já estamos fazendo a aquisição de seringas, e logo no início de janeiro vamos receber mais 400 mil. Já estamos montando nossa rede de frios, que são câmaras para acondicionar essas doses, e estamos esperando novas técnicas do Governo Federal para que a gente possa finalizar esse nosso planejamento para a questão da imunização”.

Conforme o governador, no dia 4 de janeiro, uma equipe do Ministério da Saúde vem a Manaus para acompanhar a atuação do governo do Estado quanto ao planejamento de imunização e nas ações de combate à Covid no estado.

“No próximo dia 4 de janeiro, uma equipe do governo federal vem para Manaus nos ajudar na logística tanto do plano de imunização quanto no plano de combate à Covid-19, e para entender melhor a nossa rede, acerca do que estamos fazendo e em que pontos o Governo Federal pode fazer essas intervenções para melhorarmos o atendimento aos pacientes.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − dois =