Conecte-se conosco

Brasil

Diretores da PF colocam cargos à disposição após afastamento de Andrei Rodrigues

O manifesto é uma resposta direta à decisão do ministro André Mendonça que afastou Andrei e Almada dos cargos na Polícia Federal.

Em uma demonstração de alinhamento interno e reação institucional, os diretores da Polícia Federal (PF) divulgaram nota pública, nesta terça-feira (8/9), de total apoio ao diretor-geral da instituição, Andrei Rodrigues, e ao diretor de inteligência, delegado Leandro Almada. O manifesto é uma resposta direta à decisão do ministro André Mendonça que afastou ambos dos cargos.

Diretores da PF colocam cargos à disposição

Os profissionais reiteram a posição de defesa da lisura da PF. Todos os diretores signatários colocaram seus cargos à disposição do diretor-geral substituto da PF, William Marcel Murad.

Os dirigentes analisam que a trajetória profissional de Andrei Rodrigues é pautada por uma atuação técnica, isenta e responsável. O texto rebate as críticas dirigidas à cúpula da PF, classificando-as como “narrativas marcadamente influenciadas por interesses político-eleitorais” incapazes de macular a reputação dos delegados atingidos.

Cúpula da PF repudia acusações contra delegados

Os diretores declararam repudiar “toda e qualquer tentativa de imputar a eles ou à Polícia Federal uma atuação não republicana”. De acordo com o grupo, as acusações são totalmente desprovidas de fundamento e representam uma afronta direta à história e à credibilidade da instituição de segurança pública.

Assinaram eletronicamente o documento os seguintes diretores:

  • Dennis Cali (Diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado e à Corrupção – DICOR/PF);
  • Fabrício Schommer Kerber (Diretor de Polícia Administrativa – DPA/PF);
  • Otavio Margonari Russo (Diretor de Combate a Crimes Cibernéticos – DCIBER/PF);
  • Felipe Tavares Seixas (Diretor de Cooperação Internacional – DCI/PF);
  • Helena de Rezende (Diretora de Gestão de Pessoas – DGP/PF);
  • Roberto Reis Monteiro Neto (Diretor Técnico-Científico – DITEC/PF);
  • André Luis Lima Carmo (Diretor de Administração e Logística – DLOG/PF);
  • Christiane Correa Machado (Diretora de Ensino da Academia Nacional de Polícia – DIREN-ANP/PF);
  • Alexsander Castro de Oliveira (Diretor de Proteção à Pessoa – DPP/PF);
  • Ademir Dias Cardoso Júnior (Diretor de Tecnologia da Informação e Inovação – DTI/PF);
  • Humberto Freire de Barros (Diretor da Amazônia e Meio Ambiente – DAMAZ/PF).

A cúpula da Polícia Federal concluiu o posicionamento ao destacar que a iniciativa cumpre o dever de blindar a instituição contra tentativas de usurpação de suas funções, visando garantir a manutenção de uma estrutura capaz de “promover justiça e assegurar o Estado Democrático de Direito”.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − 5 =