Conecte-se conosco

Amazonas

Presidente da Associação dos Transplantados Renais do Amazonas diz que governador Wilson Lima “odeia” a saúde

Thiago Coelho disse que o governo não paga os laboratórios e que, sem os exames, os pacientes renais podem perder as cirurgias que foram difíceis de conseguir.

O presidente da Associação dos Transplantados Renais do Amazonas, Thiago Coelho, postou um vídeo no Facebook, na manhã desta quinta-feira, denunciando que o governo do Amazonas não está pagando, desde o início de seu mandato o laboratório que faz os exames dos pacientes transplantados. No vídeo, ele pergunta porque o governador Wilson Lima “odeia a saúde do Estado do Amazonas”.

Segundo Thiago Coelho, sem os exames, os pacientes podem perder as cirurgias que foram difíceis de conseguir. “ É tão simples, que fica cômico. É só pagar o laboratório, governador. Porque o senhor não está pagando o laboratório Reunidos?”, diz Thiago Coelho.

Em junho desde ano, Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) informou que a falta de pagamentos dass sessões de hemodiálise ameaça o tratamento de 1.092 pacientes renais no estado do Amazonas e que as cinco clínicas de diálise que prestam serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS) em Manaus não haviam recebido os repasses referentes aos serviços prestados em março e abril.

Os valores, já em atraso, segundo a ABCDT somavam mais de R$ 4 milhões, e mesmo com as dramáticas condições de recursos, os estabelecimentos continuavam atendendo os pacientes

O presidente da ABCDT, Marcos Alexandre Vieira, disse, à época, que a maior preocupação está ligada à menor oferta de tratamento à população, uma vez que os pacientes dependem única e exclusivamente das sessões de hemodiálise para sobreviverem. Ele disse que o quadro no Amazonas foi agravado pela pandemia do novo coronavírus. E explicou que os procedimentos visam propiciar o adequado tratamento aos pacientes, já considerados de alto risco e, em grande parte, por diabéticos e com comorbidades que precisam manter seu tratamento.

A Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam) informou, em junho, que orientou as empresas a apresentarem a produção de serviços para o devido pagamento das competências. Disse ainda que o atraso no pagamento se deu por conta de uma mudança na legislação federal sobre repasses financeiros aos estados e municípios o que exigiu que fossem feitas consultas à Procuradoria Geral do Estado sobre os procedimentos a serem adotados a partir de então.

Veja o vídeo de Thiago Coelho:

https://www.facebook.com/tcoelho90/videos/3460413977312982

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × cinco =