Conecte-se conosco

Brasil

Piloto de avião da Latam aborta decolagem em alta velocidade em Guarulhos

A abortagem, na noite de domingo (15/02), no Aeroporto de Guarulhos, levou os passageiros a desembarcarem ainda na pista de táxi.

piloto-de-aviao-da-latam-abort

O Boeing 777-300ER da LATAM decolava para Lisboa, cumprindo o voo LA8146, mas abortou a decolagem após já ter retirado o trem de pouso da frente do chão, em uma velocidade próxima de 178 nós (330 km/h), como informam dados da plataforma FlightRadar24. A abortagem, na noite de domingo (15/02), no Aeroporto de Guarulhos, levou os passageiros a desembarcarem ainda na pista de táxi.

Até o momento, não está claro o que levou os pilotos a abortarem a decolagem neste ponto da corrida pela pista, mas os freios foram acionados ao máximo junto com o reverso para que a aeronave parasse em segurança. Logo após, o avião saiu por uma pista de táxi e parou paralelo à pista, onde permanece até o momento da publicação desta reportagem, já horas após o ocorrido.

Imagens divulgadas por passageiros nas redes sociais mostram o desembarque ainda ocorrendo na pista de táxi, com a presença de caminhões de bombeiros, e também os pneus da aeronave murchos, no termo técnico “deflated“, quando um sistema de segurança libera o ar (pressão) dos pneus para que não estourem durante uma situação de maior pressão sobre o conjunto de rodas e pneus.

A Latam afirmou que está apurando o caso. A manobra foi classificada pela administração do terminal como um procedimento padrão de segurança.

Logo após o cancelamento da decolagem, a equipe de combate a incêndio da concessionária foi acionada para acompanhar a aeronave, seguindo os protocolos internacionais de aviação.

A administração do aeroporto confirmou que não houve registro de feridos durante o incidente. Diferente de episódios que envolvem o fechamento de pistas, a GRU Airport ressaltou que a operação do aeroporto de Cumbica segue sem interrupções.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × dois =