Conecte-se conosco

Amazonas

Começa nesta terça-feira (10/02), em Manaus, o Workshop Energias da Amazônia 2026

O evento terá abertura com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

O Ministério de Minas e Energia (MME) promove, nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2026, em Manaus (AM), o Workshop do Programa Energias da Amazônia 2026 no Centro de Formação Marombas. O evento terá abertura com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e vai apresentar resultados e próximos passos do programa federal voltado à ampliação do acesso à energia limpa e confiável para comunidades da região amazônica.

Na ocasião, serão compartilhados os resultados e aprendizados das ações recentes na região, incluindo os 14 projetos aprovados na 1ª Chamada Pública do Pró-Amazônia Legal e o Leilão SISOL 2025, que contratou 50 Megawaths (MW) para atender 30 mil pessoas em localidades remotas do Amazonas e Pará.

A programação abordará ainda desafios e oportunidades, planejamento e interligação de sistemas isolados, além da dimensão social da transição energética e os usos produtivos de energia como vetor de desenvolvimento da bioeconomia amazônica.

Durante o evento, no Centro de Formação Maromba, serão compartilhados os resultados e aprendizados das iniciativas recentes do MME na região, com destaque para os 14 projetos aprovados no primeiro edital do Pró-Amazônia Legal e para o Leilão de Sistemas Isolados 2025, que contratou 50 MW de energia para atender cerca de 30 mil pessoas em localidades remotas dos estados do Amazonas e do Pará.

Promovido pelo MME e a Aliança Global de Energia para Pessoas e Planeta (GEAPP), como uma ação do Protocolo de Intenções assinado na COP 30 em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), também dará ênfase à dimensão social do Programa. Estão previstos debates sobre transição energética justa e inclusiva, comunidades energéticas e usos produtivos da energia como instrumento de fortalecimento da bioeconomia amazônica.

Lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2023, o Programa Energias da Amazônia tem como objetivo reduzir o uso de óleo diesel na geração de energia nos Sistemas Isolados, responsáveis pelo atendimento de mais de 1,96 milhão de pessoas que vivem em cidades e comunidades da Amazônia ainda não conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN).


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 10 =